NOTÍCIA ANTERIOR
Corte dos EUA condena 2 brasileiros à prisão perpétua
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obama pretende divulgar memorandos da era Bush
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/03/2009 | Internacional
Bento XVI pede à Africa libertação dos males do passado
O Papa Bento XVI pediu neste domingo aos africanos que se levantem e deixem para trás os males do passado para construir um futuro melhor, na homilia pronunciada durante a missa para uma multidão na esplanada de Cimangola, em Luanda.

"Peço às mulheres e homens de todo o mundo que voltem seus olhares para a África, um continente que almeja justiça, paz, um desenvolvimento integral que garanta um futuro a seus povos em paz e progresso", pediu o Papa no último ato público de sua viagem de sete dias a Camarões e Angola.

Em um dos países mais pobres do mundo, que foi devastado por 27 anos de guerra civil, mas que nos os últimos anos registrou um crescimento econômico notável, Bento XVI fez um chamado de esperança aos africanos e pediu que se levantem e deixem para trás os males do passado para construir um futuro melhor.

"África, levanta-te! Olha para o futuro com esperança, confia nas promessas de Deus, em sua verdade. Deste modo construirão algo destinado a perdurar e deixarão às gerações futuras uma herança duradoura de reconciliação, justiça e paz", clamou o Papa.

Diante de africanos de todas as etnias e tribos do sul do continente negro, incluindo bispos da África do Sul, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue, o pontífice pediu o fim do conflito na região dos Grandes Lagos, em uma referência às guerras no Burundi, Ruanda, Uganda e na República Democrática do Congo.

Quase um milhão de pessoas, segundo a polícia, assistiram à missa. A agência estatal Angop calculou quase três milhões.

Diante de africanos de todas as etnias e tribos do sul do continente negro que se reuniram desde a madrugada na esplanada, o Sumo Pontífice citou os grandes males da região.

"É realmente verdade que a guerra pode destruir tudo aquilo que tem valor: famílias, comunidades inteiras, o fruto da fadiga do homem, as esperanças que guiam a vida", afirmou Bento XVI em português.

"Tragicamemte, as nuvens do mal ensombreceram também a África, incluindo Angola. Penso na guerra, nos ferozes frutos do tribalismo, nas rivalidades étnicas, na cobiça que corrompe o coração do homem e reduz a escravos os homens e priva as gerações futuras dos recursos que precisam para criar uma sociedade mais solidária e justa", discursou.

Antes da missa, o Papa manifestou sa dor pela morte de duas jovens no sábado em uma correria na frente do estádio da capital angolana em que se reuniu com os jovens. Quase 40 pessoas ficaram feridas na confusão.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.