NOTÍCIA ANTERIOR
Dezembro é o melhor mês para tirar o passaporte em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feiras de antiguidades são boa opção de passeio em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/12/2011 | Turismo
Beleza e tranquilidade da praia de Flecheiras (CE) conquistam visitante
Cidade de Trairi abriga as praias de Flecheiras, Guajiru e Mundaú.

Pratos feitos com algas são atrações dos restaurantes da praia.

A aconchegante Praia de Flecheiras é um dos destinos mais indicados do litoral oeste do Ceará para quem procura belas paisagens, tranquilidade e boa estrutura. A 130 km de Fortaleza, o paraíso de coqueirais, bons ventos e piscinas naturais é rústico, menos explorado que outras praias do estado, mas oferece conforto.

Flecheiras tem a forma de uma enseada e a maioria das pousadas fica perto do mar. Durante todo o dia, na beira-mar, há gente fazendo caminhada, jogando futebol, tomando um demorado banho ou conversando com pescadores que voltaram do alto-mar. Na primeira vez que visita o Ceará, o paranaense Luiz Carlos Kovacs decidiu levar a mulher e o filho direto para Flecheiras. “Queria fugir daqueles pacotes e roteiros turísticos tradicionais. Aqui (em Flecheiras) tem tranquilidade. Também é legal o contato com os nativos”, justifica.

No meio de um passeio entre as dunas de Flecheiras, surgem lagoas perfeitas para um banho no primeiro semestre do ano. É assim na Duna do Pôr do Sol, bastante visitada no fim da tarde e bem perto da sede, aonde se pode ir em uma boa caminhada ou no passeio de quadriciclo. Flecheiras foi cenário do programa No Limite, em 2009, e de um programa da apresentadora Ana Maria Braga. Na conversa com qualquer morador de Flecheiras, sempre surge uma lembraça da visita de personalidades que já foram descansar no paraíso.

Esculpida pela natureza, a Pedra das Índias lança o visitante a uma visão panorâmica da praia e ganhou esse nome por ser o ponto de observação privilegiado das índias que habitaram ali em tempos remotos, segundo os moradores.

Roteiro na serra cearense une natureza, sabores e esportes radicaisSol, ventos e agito atraem visitantes do mundo todo a Jericoacoara (CE)Fósseis milenares e rastros da era jurássica esperam turistas no CearáVEJA IMAGENS DE FLECHEIRAS
Flecheiras também é local para encontrar a renda de bilro, um dos artesanatos mais característicos do Ceará. Mulheres e até alguns homens confeccionam a renda em almofadas nas calçadas. As rendeiras contam que antes precisam ir para Trairi porque não tinham venda na comunidade. Vale a pena observar o talento passado de geração em geração entrançando linhas coloridas que formam diferentes peças, de toalhas de mesa a roupas.

A praia conta com barracas que oferecem pratos típicos da região, como peixe frito, muqueca de arraia e outras delícias com crustáceos. A maioria delas é integrada às pousadas. À noite, a praia continua tranquila e com opções para um saboroso e, até, romântico jantar. Muitos estrangeiros e nativos resolveram montar pousadas e restaurantes com o crescimento de visitantes no lugar.

Pratos à base de algas
Quem passa por Flecheiras não pode deixar de conhecer o cultivo de algas que tem ajudado a gerar renda para os moradores do lugar e preservar os recifes costeiros da praia. Na Associação dos Produtores de Algas de Flecheiras e Guajiru, depois de serem colhidas e tratadas, as algas são vendidas em saquinhos e se tornam matéria-prima para cosméticos e pratos da gastronomia à venda na comunidade.

“Antes a gente colhia as algas e vendia para empresas do exterior. Agora aprendemos a tratar e fazemos tudo que fazem lá fora aqui”, conta Margarida dos Santos. Ela trabalhava como cozinheira nas pousadas e hotéis, resolveu aprender a tratar da alga e agora tem o restaurante “Barraca das Algas”, na estrada que dá acesso à entrada de Flecheiras.

Margarida e as outras “mulheres algueiras” de Flecheiras se “aventuram” na culinária com algas. É possível experimentar gelatinas, panqueca, tortas de frutos de mar, pizza, iogurte e saladas elaboradas com algas. Um dos quitutes mais procurados, segundo Margarida, é a cocalgas (doce parecido com a cocada) e o mousse feito à base da água retirada do cozimento da alga. “Quando esfria, fica igual a uma gelatina. O mousse à base de algas fica até mais gostoso que o normal”, garante.

Os pratos com algas podem ser experimentados em barracas, lanchonetes e restaurantes. No Restaurante do Nonô, por exemplo, a alga não aparece só no recheio da pizza, mas a sensação é que já está na preparação da massa. Os produtos de beleza, entre eles sabonete, shampoo e hidratante, também podem ser encontrados em lojas de Flecheiras. Os preços entre R$ 10 e R$ 2. Os criadores ainda oferecem um passeio de bote para conhecer a área de cultivo de algas no mar com direito a mergulho.

Charme e natureza
Logo que conheceu Flecheiras, há 10 anos, o uruguaio Erick Steffen decidiu que tinha encontrado o melhor lugar para o seu projeto de “arte hotel”. “Procurava tranquilidade, uma bela paisagem e um lugar com potencial de crescimento”, conta. Cercado por quadros e esculturas de arte do mundo todo e em total sintonia com a natureza do lugar, o Hotel Orixás impressiona qualquer visitante e é o único do Ceará que faz parte do Roteiro do Charme.

Todas as 18 suítes possuem piscinas e bar são classificadas de acordo com a vista para o mar. Cada quarto tem o nome de um orixá e uma decoração rústica totalmente em sintonia com o clima da praia. Difícil é querer sair do quarto com a beleza dos detalhes, para aproveitar as áreas comuns. O hotel é todo de madeira envernizada, com telhado de palhas e paredes pintadas com uma mistura que parece terra, feito com areia, lama e cola. “Temos 40 funcionários. Os serviços e a manutenção são 24 horas”, conta o gerente Carel Steffen.

Em Flecheiras, também é fácil encontrar hospedagem mais simples e não menos acolhedora. Um projeto de turismo comunitário está sendo implantando há três anos na região. Pousadas e famílias nativas participam de cursos de hotelaria para aperfeiçoamento e recebem hóspedes com uma diária mais acessível do que o valor padrão.

Uma delas é a Pousada Costa Mar, que funciona há 10 anos e também é um retrato da evolução da praia. O dono da pousada Jairo Silva da Costa é um apaixonado pelo lugar e conta que quase todos os seus clientes voltam depois que conhecem Flecheiras pela primeira vez. “Temos hóspedes que têm quase o tempo da pousada. Aqui é especial e acolhida de todo mundo conquista quem vem”, diz.

Mundaú e Guajiru
As praias vizinhas a Flecheiras, Mundaú e Guajiru, reservam bons passeios e mais belas paisagens do litoral oeste do Ceará. As duas também são recanto para quem quer continuar na tranquilidade. Guajiru fica a 6 km de Flecheiras e, mesmo com o crescimento de turistas na região, ainda é a praia mais sossegada e conta pousadas e hotéis estruturados.

A praia de Mundaú, a 19 km de Flecheiras, traz cenários naturais de rio e de mar. Quem se hospeda no lugar ou nas praias vizinhas não pode deixar de fazer o tradicional passeio de catamarã que percorre o rio Mundaú, percorrendo manguezais e dunas. De manhã ou no pôr do sol, o passeio dura uma hora e meia e, no fim, tem uma parada para o banho.

Outro passeio imperdível é o de catamarã pelas piscinas naturais e arrecifes de Mundaú. Mesmo sendo somente durante a maré de lua cheia ou nova, vale a pena para fazer um mergulho e conhecer corais e várias espécies de peixes na região.

Por Gabriela Alves - G1 CE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.