NOTÍCIA ANTERIOR
Fundo Social de Solidariedade de Mauá abre inscrições para oficinas de Natal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chico Anysio encena a comédia De pai para filho no Teatro Municipal de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/09/2007 | Cidade
Beleza e misticismo cercam o Parque da Gruta de Santa Luzia
O Parque da Gruta de Santa Luzia é um dos pontos turísticos mais freqüentados em Mauá. Sua beleza natural e sua vasta fonte de pesquisa atraem em média cerca de 8 mil pessoas por ano em visitas monitoradas. O Parque, de 450 mil metros quadrados, ainda é um local propício para quem gosta de fazer atividades físicas. Possui duas trilhas para caminhadas no meio da Mata Atlântica, que recebem por dia cerca de 500 pessoas que praticam os exercícios.

Além disso, o local possui três nascentes do Rio Tamanduateí, um dos afluentes mais importantes do Estado de São Paulo. A principal nascente fica dentro de uma gruta, onde religiosos mantém uma santa com suas crenças e fé.

Para o administrador do Parque, Benedito de Morais, o lugar é perfeito para quem quer fugir das agitações urbanas. “Mesmo sendo cercado pelo centro urbano, o parque é um local ideal para descansar da correria do dia-a-dia, fazer piqueniques e até como fonte para pesquisas por possuir uma rica fauna e flora”, afirmou.

O Parque da Gruta de Santa Luzia foi aberto para a população em 1975. Lá, os visitantes também podem encontrar a ‘Pedra do Amor’, um local cheio de fantasias e lendas. Em meados da década de 20, mineradores exploravam a área da Gruta com a esperança de achar pedras preciosas. Para realizar a busca, muitas vezes usavam dinamites para explodir grandes composições rochosas. Em uma dessas explosões, uma pedra com mais de 16 metros de altura ganhou a forma de um coração.

Desde então, há um misticismo em torno da pedra. Diz a lenda que quem passa a mão na pedra encontra um grande amor ou melhora o relacionamento caso já seja comprometido.

O Parque da Gruta de Santa Luzia fica na avenida Barão de Mauá, altura do número 5.442. A entrada é gratuita e há estacionamento no local.

Revitalização -
Os dois pontos turísticos mais visitados da cidade são considerados parques naturais. Isso se deve à grande quantidade da fauna e da flora oriundas da Mata Atlântica. Os espaços verdes são protegidos por leis federais, estaduais e municipais, que não permitem a introdução de novas espécies e nem a retirada do que já existem nos locais.

Com essas características, os parques atraem moradores de várias cidades vizinhas como, Ribeirão Pires, Santo André, São Caetano, São Bernardo, e até da Capital. Além do entretenimento e do lazer, muitos estudantes também utilizam os parques como fonte de pesquisas para trabalhos acadêmicos. “Os parques precisam ser mais equipados para atender melhor toda essa demanda”, afirmou o prefeito de Mauá, Leonel Damo.

Por PMM - Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7096 dias no ar.