NOTÍCIA ANTERIOR
Rali no deserto
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Paulo e suas histórias
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/06/2016 | Turismo
Beleza e aventura no altiplano
De rota de aventureiros a um dos destinos mais procurados da América do Sul. A Bolívia é um país de contrastes, que se tornou roteiro de turistas do mundo todo, atraídos por preços convidativos, paisagens estonteantes e belezas naturais incríveis. Mesmo com a moeda brasileira em desvalorização, é possível conhecer os principais pontos turísticos de lá gastando pouco.

Localizada a 3.660 metros de altitude, La Paz é a principal porta de entrada para os turistas que chegam de várias partes do mundo, principalmente os europeus. Com o Euro valendo em média cinco vezes o peso boliviano, é comum esbarrar com mochileiros do Velho Mundo na cidade. Para circular por La Paz é preciso disposição para andar pelas ruas elevadas e com trânsito carregado, mas que reservam surpresas a cada esquina.

Um dos roteiros mais procurados de La Paz é o famoso Mercado das Bruxas, tradicional região de vendas de artesanatos e quinquilharias em geral, mas que são famosas pelas lhamas mortas penduradas nas portas das lojas. Segundo os lojistas, as espécies de oferendas são destinadas a Pacha Mama, divindade maior da Bolívia, e para trazer sorte. A visita vale a pena, principalmente pelos preços baixos dos produtos.

Para quem não se intimida com altura são obrigatórias as visitas ao mirador Kili Kili, de onde é possível ter uma ótima vista panorâmica da capital. Já no teleférico de El Alto, município vizinho a La Paz, é possível chegar a 4.100 metros de altura. Além disso, há museus que valem a visita, como o dos instrumentos musicais, o Centro Cultural Brasil-Bolívia e o Museu da Coca. Para os amantes do futebol, vale visitar o Estádio Mira Flores, onde joga o The Strongest, time mais popular da Bolívia.

Um pouco mais afastado da região central fica o Parque da Lua, com sua geografia local, que faz com que o visitante tenha a sensação de estar no satélite terrestre. Outra visita indispensável é ir às ruínas de Tiwanaku. No parque arqueológico é possível verificar as ruínas da civilização Aimara, povo pré-colombiano que viveu no altiplano boliviano.

Vale também ir ao monte Chacaltaya. Trata-se da estação de esqui mais alta do mundo, que atualmente está desativada. Do alto do Chacaltaya é possível ter uma bela vista da Cordilheira dos Andes.

VIZINHAS

De La Paz, os visitantes costumam ir à cidade de Copacabana. A saída é do terminal rodoviário a cidade, onde se pode comprar a passagem de ônibus a preços que variam de 30 a 50 pesos (a partir de R$ 14,40). A viagem até Copacabana dura quatro horas. Localizada às margens do Lago Titicaca, a cidade inspirou o nome do famoso bairro do Rio de Janeiro. A cidade tem um clima gostoso a aprazível, com muitas lojas de artesanatos e restaurantes. Não deixe de provar a famosa truta, peixe típico da região, servida com arroz e batatas, por 30 pesos em média.

Entre as atrações da cidade estão o observatório Inca, onde se pode ter uma visão incrível da cidade e o morro do Calvário, caracterizado por inscrições que remetem à Via Sacra de Cristo. Os viajantes sobem os 500 metros do trajeto para ter uma vista privilegiada do pôr do sol. Na cidade também está a igreja de Nossa Senhora de Copacabana, padroeira da Bolívia. O país tem grande influência religiosa, devido à colonização espanhola, iniciada no século 16.

Lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca é muito procurado pelos turistas. Por ele é possível ir até a Ilha do Sol, onde está a trilha inca. Uma travessia de dez quilômetros feita em aproximadamente quatro horas. Presenciar o pôr do sol por lá é uma experiência fantástica. A travessia de barco até a ilha dura duas horas e custa 20 bolivianos (R$ 10) em barcos que ficam ancorados na beira do Titicaca.

Por Copacabana também é possível chegar a Puno, no Peru, condição que deixa a cidade muito procurada pelos mochileiros que desejam ir até Machu Picchu.

Por Rogério Santos - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.