NOTÍCIA ANTERIOR
Receita Federal paga hoje 2º lote do IR 2010
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lojistas oferecem descontos de até 70% em shoppings de SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/07/2010 | Economia
BC aponta melhora nos negócios com cartões de crédito e débito
O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (15) que a publicação do Relatório sobre a Indústria de Cartões de Pagamentos, há dois meses, fez com que as bandeiras Visa e Mastercard - detentoras de cerca de 80% do mercado de cartões de crédito e de débito - flexibilizassem suas ações, criando um “melhor ambiente de negócios” para o setor.

O diretor de Política Econômica do BC, Aldo Mendes, citou como exemplos a autorização de novos credenciadores de cartões, com aumento da competitividade e o fim da exclusividade no uso de máquinas por bandeira.

Está em vigor, desde o início deste mês, a opção pelo uso de uma só máquina para registrar operações de diferentes bandeiras, com redução de custo para o lojista que paga apenas um aluguel.

Além disso, a Visa abriu seu capital (ou seja, começou a negociar ações na Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo), mudou o nome para Cielo e vendeu 27% de sua participação para o Bradesco e 24% para o Banco do Brasil, que se associaram para a criação do cartão Elo.

Por sua vez, a Redecard também vendeu 50% de seu capital mais uma ação, para o Itaú-Unibanco, e o Banco Santander também entrou no mercado de cartões, só como credenciador.

É uma movimentação de “abertura lenta, mas constante”, em busca de maior competitividade do mercado, numa visão de defesa do consumidor.

Mendes sinalizou, inclusive, com a possibilidade de a autoridade monetária vir a regular a tarifa bancária cobrada do usuário, mas isso em um futuro que não dá para precisar.

O chefe do Departamento de Operações Bancárias e Sistema de Pagamentos do BC, José Antonio Marciano, lembrou também que a entidade que congrega os donos de cartões tomou a iniciativa de propor uma autorregulação do setor, que “ainda não satisfaz”, mas está em linha com recomendações do relatório do banco, feito em parceria com a SAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda e com a SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça.

Por R7 - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.