NOTÍCIA ANTERIOR
Mudança climática pode ser causa da onda de frio na América do Norte
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo federal libera pacote de recursos para a rede de urgência e emergência
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/01/2014 | Saúde e Ciência
Banco de sangue precisa de doadores para ampliar estoque
Banco de sangue precisa de doadores para ampliar estoque Região conta com quatro locais para doação de sangue. Foto: Divulgação
Região conta com quatro locais para doação de sangue. Foto: Divulgação
Durante o período de férias o estoque baixa, sendo necessário reforçar a doação

O Hemocentro Regional de São Bernardo, gerenciado pela Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), está com o estoque muito baixo e necessita ampliar a quantidade de bolsas de sangue. Devido ao período de férias e festas, com a redução do número de doadores espontâneios, o número do estoque costuma cair para 50% de sua capacidade, o que corresponde a 1,2 mil bolsas.

Mais importante que uma doação pontual, é necessário que a população tenha consciência e que doe com frequência. "Um dos produtos obtidos pela doação são as plaquetas, que são muito requisitadas por pacientes com câncer. Esse material pode ser conservado por apenas cinco dias. Isso serve para reforçar a necessidade da coleta ser continua", afirmou o gerente médico da Colsan no ABC, Toebaldo de Carvalho.

De acordo com Carvalho, muitos mitos a respeito da doação de sangue podem ser esclarecidos em uma simples visita ao hemocentro. "Um erro muito comum, por exemplo, é a pessoa acordar, realizar um monte de atividades e vir doar, depois do meio-dia. O ideal é que após o desjejum a pessoa faça a doação".

Como doar - Para participar é preciso apresentar boas condições de saúde, ter entre 16 a 67 anos para mulheres e homens, peso igual ou superior a 50 kg, estar alimentado e apresentar documento de identificação oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90. Para os menores de idade é necessário que um adulto responsável apresente documento de identificação e preencha autorização na hora da doação.

O voluntário deverá passar por um processo de triagem com alguns exames e uma entrevista para que a doação tenha total segurança e reduza riscos de transmissão de doenças aos pacientes que recebem a transfusão.

A coleta é feita de segunda a sábado, das 8h às 13h. O Hemocentro funciona na rua Pedro Jacobucci, 440, Vila Euclides (atrás do Poupatempo). Informações pelo telefone 4332-3900.

Outros locais - O ABCD possui quatro pontos de coleta: além do Hemocentro Regional, em São Bernardo, as doações de sangue podem ser feitas no Hospital Estadual Mario Covas, Centro Hospitalar Santo André e Núcleo Regional de Hemoterapia, em São Caetano.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.