NOTÍCIA ANTERIOR
Transmissão de sessão via web está suspensa em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá será palco de debate do PT sobre eleições internas
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/08/2013 | Cidade
Banco de Alimentos beneficia 5 mil famílias em Mauá
Duas vezes por semana, a Secretaria de Segurança Alimentar distribui produtos para entidades da cidade

Somente no primeiro semestre de 2013, o Banco de Alimentos de Mauá distribuiu 600 toneladas de alimentos para as 120 entidades cadastradas do programa que repassam os produtos para as famílias assistidas ao programa. Atualmente, a ação beneficia 5 mil famílias que recebem alimentos para reforçar sua alimentação. O programa de abastecimento e segurança alimentar e nutricional capta doações e adquire produtos da agricultura familiar com o objetivo de combater a fome.

A logística para dar conta de todo o trabalho é grande. Três vezes por semana um caminhão percorre cidades do interior do Estado buscando produtos variados e frutas da época que são armazenados aguardando o dia da distribuição. Cada entidade recebe uma quantidade de acordo com o número de famílias atendidas.

De acordo com a Prefeitura, o atendimento será ampliado em breve. A expectativa é que durante o mês de setembro passe a vigorar um novo convênio com o BNDES que subsidiará o Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar. Será possível chegar a 40 toneladas de produtos por semana, naturalmente que a estrutura do Banco de Alimentos terá de ser adaptada para tanto. Também existe a intenção de modernização do Banco, quando será possível processar e embalar alimentos garantindo maior durabilidade.

A Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Rosina, atende cerca de 35 famílias. Cecília Maria de Souza Teodoro, dirigente da entidade, garante que o programa é muito importante. “As famílias têm o mínimo para comprar alimentos e estes produtos são fundamentais para fazer a complementação da alimentação”, revelou. Cecília também garantiu que a população é consciente. “Quando melhoram a situação, eles avisam e dizem pra deixar pra outra família se beneficiar”, explicou.

O desempregado Carlos Dias, 52, busca toda semana os produtos e revela que ir à feira é uma dificuldade pela fala de dinheiro. “Pra comer frutas e legumes praticamente só com essa distribuição”, destacou.

Mensalmente a Secretaria de Segurança Alimentar realiza reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, onde as entidades participam e debatem as ações do programa, entre outras pautas. Para uma entidade buscar o cadastramento é necessário encaminhar ofício à secretaria comprovando a sua situação legal e realizar o cadastro de famílias pretendentes. Cada entidade é responsável por retirar os produtos junto a Secretaria de Segurança Alimentar e organizar a distribuição em sua área de atuação.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.