NOTÍCIA ANTERIOR
Greve dos Correios pode acabar nesta quinta-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
2ª Feira de Móveis a Céu Aberto começa sábado
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/10/2011 | Economia
Bancários fecham mais agências em bairros
Bancários fecham mais agências em bairros  Bancários mobilizam categoria em novos bairros da Região. Foto: Divulgação
Bancários mobilizam categoria em novos bairros da Região. Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (05/10) o Sindicato dos Bancários do ABC mobilizou a categoria das agências de alguns bairros de Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Os bancários estão em greve desde o dia 27 de setembro e não há nenhuma reunião agendada com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

Estão fechadas na Região 130 das 400 instaladas no ABCD e cerca de três mil funcionários parados dos 7,5 trabalhadores. Os bancários pedem reajuste de 12,8% entre outras cláusulas sociais e a Fenaban oferece 8,3%.

A Fenaban informou que está preparada para continuar na negociação até que um acordo seja alcançado. “Nós não interrompemos as negociações e seguimos afirmando que as conversas precisam continuar”, diz o diretor de Relações do Trabalho da Fenaban, Magnus Apostólico.

Pagamentos – O Procon e os bancos orientam aos clientes a utilizarem os canais alternativos para efetuar os pagamentos como internet, caixas eletrônicos, sede da empresa e casas lotéricas.

Santander - A agência do banco Santander, no paço de São Bernardo, não pode mais abrir aos sábados. O sindicato dos Bancários do ABC ganhou a ação contra o banco que infringia o artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que proíbe os bancários trabalhar aos sábados.

O banco também ignorava o acordo coletivo de trabalho firmado com o Sindicato, obrigando os funcionários a uma jornada extraordinária que ultrapassava 30 horas semanais.

Há um ano o Sindicato entrou com uma ação judicial contra o Santander por desacatar a lei trabalhista que assegura os direitos dos bancários. Além da ação na justiça, o Sindicato conversou com a Prefeitura de São Bernardo para que rompesse o convênio com o banco, já que o posto abria aos sábados para atender exclusivamente os munícipes que utilizavam a Rede Fácil, sem nenhum avanço ou sucesso.

“O Sindicato não pode permitir esse desrespeito ao trabalhador. Isso é abrir brechas para que todas as nossas conquistas sejam violadas pelos bancos. Essa é uma ação ganha contra o desacato do banco com os bancários e a Lei”, declarou Maria Rita Serrano, presidenta do Sindicato.

Outra ação importante do Sindicato foi os plantões realizados aos sábados no Santander, na Prefeitura, que impediu a abertura do posto durante meses e não permitiu que os bancários continuassem a ser explorados indevidamente. “Uma vitória dos bancários que unidos com o Sindicato conseguiram garantir os seus direitos”, afirmou Eric Nilson, secretário geral do Sindicato e funcionário do Santander.
A juíza da 4ª Vara do Trabalho de São Bernardo. Maria Cristina Xavier Ramos Di Lascio, executou a ação e ordenou a expedição de mandado impedindo o banco de utilizar o trabalho dos bancários aos sábados. A entrega do mandado será feita por oficial de justiça e nos próximos dias o banco deverá ser intimado.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.