NOTÍCIA ANTERIOR
Novo conceito de loja chega à região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Promoções de inverno elevam vendas do comércio na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2013 | Economia
Bancários entram em greve nesta quinta-feira
Bancários entram em greve nesta quinta-feira Bancários fecham agências nos principais centros comerciais da Região. Foto: Arquivo
Bancários fecham agências nos principais centros comerciais da Região. Foto: Arquivo
Em São Bernardo 29 agências tiveram o horário de abertura atrasado

Os bancários de todo país entram greve nesta quinta-feira (19/09). A categoria reivindica o reajuste salarial de 11,93% enquanto os banqueiros oferecem 6,1%. No ABCD, a paralisação inicia nas principais ruas de comércio centrais e irá se estendendo aos bairros gradativamente.

A data base da categoria foi dia 1º de setembro. As negociações iniciaram em agosto e a última reunião ocorreu no dia 05/09. Na ocasião, a última proposta de reajuste salarial apresentado pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) foi de 6,1% e a categoria reivindica 11,93% (6,8% são referentes à reposição da inflação e 5% de aumento real). “Os banqueiros querem o reajuste abaixo da reposição da inflação e não vamos aceitar. Iniciamos a greve nos grandes centros de comércio e ao longo da luta paralisamos as agências dos bairros”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Bancários do ABC, Eric Nilson.

No ABCD são 7.300 trabalhadores em 450 agências bancárias. Em 2012, a paralisação de nove dias e abrangiu 1.500 funcionários de 130 agências da Região. O reajuste reivindicado era de 10,25%, a Fenaban oferecia apenas 6%.Após a greve a categoria conquistou 7,5%.

A categoria conta com um contrato de convenção coletiva nacional, o que representa a uma negociação entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários, que é válida para todos o bancários do País. Além do reajuste salarial a negociação abrange cláusulas sociais como fim das metas abusivas, mais seguranças nas agências entre outros.

Mobilização - Desde o inicio do mês os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Bancários do ABC realizam reuniões nas agências de todos os municípios para alertar a categoria da dificuldade na negociação da campanha salarial. Na quarta-feira (18/09) foi a vez de 29 agências do Centro de São Bernardo que tiveram o horário de abertura atrasado em 1h. “Com essa ação mobilizamos 4 mil funcionários em todo o ABCD. Essas reuniões foram importantes para que a categoria esteja unida na luta”, disse o presidente do sindicato.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.