NOTÍCIA ANTERIOR
Saudades da terrinha
PRÓXIMA NOTÍCIA
Os monumentos de Belém
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/02/2008 | Turismo
Baixa conta muitas histórias do país
A baixa zona de Lisboa, conhecida como Baixa Pombalina, foi totalmente reconstruída após o terremoto que destruiu a cidade em 1755. Como a região é repleta de ladeiras, elevadores unem o bairro aos vizinhos. A Baixa é ligada ao Largo do Carmo pelo elevador de Santa Justa, de 45 metros de altura e um viaduto metálico de 25 metros, que oferece uma bela vista da área.

Centro comercial da região, com bancos e lojas, a Rua Augusta vai do Terreiro do Paço à Praça do Rossio. Na praça, o calçamento é preto-e-branco em ondas, o que lembra muito o calçadão mais famoso do mundo – o da praia de Copacabana. Os mosaicos colocados no Rio foram trazidos de Portugal em 1906.

A Praça do Rossio foi o local onde 6.000 soldados franceses desfilaram após a tomada da capital portuguesa em 1807. Acima do Rossio fica a Avenida da Liberdade, onde estão várias lojas. Após cerca de seis quadras é possível ver a Praça Marquês de Pombal, homenagem ao líder que reergueu Lisboa após a catástrofe de 1755. No Terreiro do Paço, ficava o palácio da Família Real antes do terremoto, que o destruiu completamente.

Próximo ao local fica o Largo do Carmo, onde se encontra o Convento, também derrubado no terremoto, e a Igreja do Carmo. Lá, no Museu Arqueológico, é possível ver peças pré-históricas, romanas, medievais, manuelinas, renascentistas e barrocas.

Por Luciana Bugni - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.