NOTÍCIA ANTERIOR
Facebook apresenta problemas e perfis não carregam corretamente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pacotão: como um vírus antigo volta a ter ''sucesso''?
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2013 | Informática
Baidu estreia no Brasil com serviços gratuitos e foco em novos internautas
Gigante chinês de buscas irá concorrer com Microsoft e Google no país.

Principal produto do Baidu, o buscador de web, chega só em 2014.


Com serviços gratuitos para web, PCs e dispositivos móveis, o gigante chinês de buscas Baidu estreia no Brasil com atenção ao crescimento do número de usuários de internet no país. A empresa acredita que mais 43 milhões de brasileiros estarão na internet nos próximos 3 anos, e que esses novos usuários precisam de uma plataforma acessível.

O buscador, o principal serviço do Baidu, não foi lançado no Brasil. A empresa diz que o serviço está em fase de testes e que não há previsão de lançamento. A expectativa é lançar o buscador no início de 2014.

O Baidu é o segundo buscador mais usado no mundo em desktops, com 16,49% de participação, de acordo com dados da Net Applications. O Google lidera o segmento com 71,04%. Já nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), o Google detém 91,05% de participação seguindo por Yahoo (5,26%), Bing (2,48%) e Ask (0,34%), enquanto o Baidu está na quinta posição com 0,21%.

Dentre os produtos do Baidu que chegam ao Brasil estão o PC Faster, que analisa a máquina do usuário para melhorar seu desempenho, um antivírus, o portal de conteúdo Hao123 e o navegador de internet Spark, além de outros aplicativos móveis. O Brasil é o primeiro país das Américas a contar com os serviços da empresa traduzidos para o idioma local.

Aceitação no país
O Baidu tem diversos desafios para entrar no Brasil. Um deles é a aceitação de um produto ou serviço chinês pelos brasileiros, que, geralmente, consideram produtos da China de baixa qualidade.

Yan Di, diretor-geral da Baidu no país, concorda que os brasileiros têm essa imagem de produtos chineses, mas que a China evoliu bastante em termos de tecnologia e que esta visão irá mudar com o tempo. O executivo afirma que a mudança desta imagem é um dos objetivos do Baidu.

A empresa considera errada a dominância do Google nas buscas no país e tenta usar sua popularidade na China para entrar no mercado, conquistar os brasileiros e aumentar a competitividade. Mas será uma difícil tarefa, já que Microsoft e Google são donas dos serviços mais populares no país.

De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian divulgada em outubro, o Google Brasil é usado em 82,75% das buscas feitas por brasileiros, seguido pelo Google.com, com 8,79%, e pelo Bing, da Microsoft, com 4,48%.

Na China, o Baidu afirma que é o site líder em buscas com 80% de participação. A empresa tem operações no Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

O Baidu afirma que os seus servidores estão espalhados pelo mundo e que não há riscos do governo chinês interceptar dados brasileiros.

A empresa diz ainda que a princípio não está preocupada com retorno financeiro, e que o investimento no Brasil é a longo prazo. Fundado no ano 2000, o Baidu é avaliado em US$ 56 bilhões e em 2012 teve US$ 3,6 bilhões de lucro, de acordo com a companhia.

Por Gustavo Petró - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.