DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2013 | Informática
Baidu estreia no Brasil com serviços gratuitos e foco em novos internautas
Gigante chinês de buscas irá concorrer com Microsoft e Google no país.
Principal produto do Baidu, o buscador de web, chega só em 2014.
Com serviços gratuitos para web, PCs e dispositivos móveis, o gigante chinês de buscas Baidu estreia no Brasil com atenção ao crescimento do número de usuários de internet no país. A empresa acredita que mais 43 milhões de brasileiros estarão na internet nos próximos 3 anos, e que esses novos usuários precisam de uma plataforma acessível.
O buscador, o principal serviço do Baidu, não foi lançado no Brasil. A empresa diz que o serviço está em fase de testes e que não há previsão de lançamento. A expectativa é lançar o buscador no início de 2014.
O Baidu é o segundo buscador mais usado no mundo em desktops, com 16,49% de participação, de acordo com dados da Net Applications. O Google lidera o segmento com 71,04%. Já nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), o Google detém 91,05% de participação seguindo por Yahoo (5,26%), Bing (2,48%) e Ask (0,34%), enquanto o Baidu está na quinta posição com 0,21%.
Dentre os produtos do Baidu que chegam ao Brasil estão o PC Faster, que analisa a máquina do usuário para melhorar seu desempenho, um antivírus, o portal de conteúdo Hao123 e o navegador de internet Spark, além de outros aplicativos móveis. O Brasil é o primeiro país das Américas a contar com os serviços da empresa traduzidos para o idioma local.
Aceitação no país
O Baidu tem diversos desafios para entrar no Brasil. Um deles é a aceitação de um produto ou serviço chinês pelos brasileiros, que, geralmente, consideram produtos da China de baixa qualidade.
Yan Di, diretor-geral da Baidu no país, concorda que os brasileiros têm essa imagem de produtos chineses, mas que a China evoliu bastante em termos de tecnologia e que esta visão irá mudar com o tempo. O executivo afirma que a mudança desta imagem é um dos objetivos do Baidu.
A empresa considera errada a dominância do Google nas buscas no país e tenta usar sua popularidade na China para entrar no mercado, conquistar os brasileiros e aumentar a competitividade. Mas será uma difícil tarefa, já que Microsoft e Google são donas dos serviços mais populares no país.
De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian divulgada em outubro, o Google Brasil é usado em 82,75% das buscas feitas por brasileiros, seguido pelo Google.com, com 8,79%, e pelo Bing, da Microsoft, com 4,48%.
Na China, o Baidu afirma que é o site líder em buscas com 80% de participação. A empresa tem operações no Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
O Baidu afirma que os seus servidores estão espalhados pelo mundo e que não há riscos do governo chinês interceptar dados brasileiros.
A empresa diz ainda que a princípio não está preocupada com retorno financeiro, e que o investimento no Brasil é a longo prazo. Fundado no ano 2000, o Baidu é avaliado em US$ 56 bilhões e em 2012 teve US$ 3,6 bilhões de lucro, de acordo com a companhia.
Principal produto do Baidu, o buscador de web, chega só em 2014.
Com serviços gratuitos para web, PCs e dispositivos móveis, o gigante chinês de buscas Baidu estreia no Brasil com atenção ao crescimento do número de usuários de internet no país. A empresa acredita que mais 43 milhões de brasileiros estarão na internet nos próximos 3 anos, e que esses novos usuários precisam de uma plataforma acessível.
O buscador, o principal serviço do Baidu, não foi lançado no Brasil. A empresa diz que o serviço está em fase de testes e que não há previsão de lançamento. A expectativa é lançar o buscador no início de 2014.
O Baidu é o segundo buscador mais usado no mundo em desktops, com 16,49% de participação, de acordo com dados da Net Applications. O Google lidera o segmento com 71,04%. Já nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), o Google detém 91,05% de participação seguindo por Yahoo (5,26%), Bing (2,48%) e Ask (0,34%), enquanto o Baidu está na quinta posição com 0,21%.
Dentre os produtos do Baidu que chegam ao Brasil estão o PC Faster, que analisa a máquina do usuário para melhorar seu desempenho, um antivírus, o portal de conteúdo Hao123 e o navegador de internet Spark, além de outros aplicativos móveis. O Brasil é o primeiro país das Américas a contar com os serviços da empresa traduzidos para o idioma local.
Aceitação no país
O Baidu tem diversos desafios para entrar no Brasil. Um deles é a aceitação de um produto ou serviço chinês pelos brasileiros, que, geralmente, consideram produtos da China de baixa qualidade.
Yan Di, diretor-geral da Baidu no país, concorda que os brasileiros têm essa imagem de produtos chineses, mas que a China evoliu bastante em termos de tecnologia e que esta visão irá mudar com o tempo. O executivo afirma que a mudança desta imagem é um dos objetivos do Baidu.
A empresa considera errada a dominância do Google nas buscas no país e tenta usar sua popularidade na China para entrar no mercado, conquistar os brasileiros e aumentar a competitividade. Mas será uma difícil tarefa, já que Microsoft e Google são donas dos serviços mais populares no país.
De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian divulgada em outubro, o Google Brasil é usado em 82,75% das buscas feitas por brasileiros, seguido pelo Google.com, com 8,79%, e pelo Bing, da Microsoft, com 4,48%.
Na China, o Baidu afirma que é o site líder em buscas com 80% de participação. A empresa tem operações no Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
O Baidu afirma que os seus servidores estão espalhados pelo mundo e que não há riscos do governo chinês interceptar dados brasileiros.
A empresa diz ainda que a princípio não está preocupada com retorno financeiro, e que o investimento no Brasil é a longo prazo. Fundado no ano 2000, o Baidu é avaliado em US$ 56 bilhões e em 2012 teve US$ 3,6 bilhões de lucro, de acordo com a companhia.
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