NOTÍCIA ANTERIOR
Flórida e suas praias paradisíacas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Perto de mesquita, hotel de luxo é proibido de servir álcool no Marrocos
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/06/2016 | Turismo
Aventura na floresta
Com mais de 6 milhões de quilômetros quadrados, a Floresta Amazônica, que tem sua maior parte presente no território brasileiro, compreende uma das maiores biodiversidades tropicais do mundo. E há quem pense que, devido à sua grandiosidade, este lugar só deve ser frequentado por adultos que têm intimidade com a vegetação ou por apaixonados por aventuras. Ledo engano.

A Turismo Consciente, que trabalha há uma década na região da Amazônia, tem um pacote de viagem que permite expedições de adultos e crianças pela floresta e navegações nos rios amazônicos. “Podemos perceber em algumas viagens que promovemos que, durante os passeios, as crianças são as que mais se divertem. Gostam de nadar nos rios e igarapés, fazer artesanato, ver o boto, explorar as trilhas, elas se envolvem muito”, diz a diretora da agência Maria Teresa Meinberg.

E não é só isso. Estamos em um tempo em que o contato com a natureza está cada vez mais escasso, principalmente para os pequenos que vivem nas grandes cidades. “Ao levar essas crianças para lá, naturalmente elas acabam se apaixonando pelo ecossistema, pelo meio ambiente e entendem a importância da preservação da floresta.” Nada mais educativo. Até famílias com bebês com menos de 1 ano já participaram da empreitada.

ROTEIRO

O passeio, que dura cinco dias, é feito em uma embarcação pelo Rio Negro. Tem como ponto de partida e chegada Manaus.

No barco, que tem restaurante, área de lazer, 12 cabines (que cabem dois adultos e uma criança em cada), os turistas são auxiliados por uma equipe acostumada com o trajeto. Eles levam os visitantes para conhecerem duas unidades de conservação, nadar com boto, fazer trilha, passear de canoa para observação de bichos, parar nas praias, nadar nos rios e igarapés e para passeios de turismo comunitário. “Em uma das comunidades mostramos o que a população local faz de tradicional (oficina de artesanato, arco e flecha, tintas) e o outro passeio é ir na comunidade de famílias indígenas, aprender os rituais deles, canto e dança, ver seus materiais de caça, as pinturas corporais, entre outros costumes. Esse passeio faz muito sucesso, tanto com os pais quanto com as crianças”, diz Maria Teresa. Há também os encontros para conhecer o que se serve na mesa por lá, principalmente as receitas que levam farinha. Além de pôr a mão na massa, todos têm o prazer de experimentar os pratos.

O próximo passeio está marcado para as férias de julho: dos dias 9 a 13. O pacote custa R$ 2.880 por pessoa (não inclui passagem aérea até Manaus) e o valor compreende a hospedagem, alimentação, passeios e translados durante a viagem.

Crianças de 3 a 6 anos pagam 50% da tarifa e as de 7 a 9 anos, 75% do valor total. A partir de 10 anos a cobrança é integral. Quem quiser participar da empreitada basta entrar no site www.turismoconsciente.com.br ou ligar no telefone 3262-4399.

Por Miriam Gimenes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.