NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André ganha 34 novos ônibus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cozinheira é morta em São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/09/2008 | Setecidades
Avenida dos Estados é mais perigosa
A Avenida dos Estados é a via com o maior número de acidentes de trânsito no Grande ABC. Ela é a primeira da lista em colisões - com e sem vítimas - e atropelamentos em São Caetano e Santo André. O grande número de ocorrências no endereço é uma tendência registrada desde 2006, e as administrações estudam maneiras de diminuir esses registros.

Santo André é responsável pela maior quantidade de colisões. Os dados mais atualizados do Departamento de Trânsito (de janeiro a julho de 2007) apontam 328 acidentes nos quase nove quilômetros da avenida na cidade. Em 2006, foram 849 acidentes. "Por dia passam aproximadamente 30 mil veículos no trecho de Santo André. Em 1997, tínhamos cerca de 3,6 acidentes por cada 10 mil veículos. Hoje esse índice caiu para 1,6. A sinalização eletrônica ajudou a diminuir um pouco os acidentes, mas os números ainda são altos", pondera o diretor do Departamento de Trânsito e Circulação de Santo André, Eric Lamarca. A administração ainda não tem dados fechados desse ano, mas o diretor afirma que a tendência deverá se manter.

Sinalizações reflexivas para melhorar a visão noturna do motorista e pequenas lâmpadas para aprimorar a visibilidade no semáforo são algumas das iniciativas que a Prefeitura tem feito para conter os acidentes.

Em São Caetano, a Avenida dos Estados também é a rua mais crítica quando o assunto são acidentes. O município registrou 74 nos sete primeiros meses de 2008. No primeiro semestre do ano passado foram 69 ocorrências. "Não registramos acidentes fatais neste ano", diz o diretor de Trânsito de São Caetano, Marcelo Ferreira de Souza.

Em Mauá, a Avenida dos Estados não encabeça a lista dos acidentes. A cidade tem o menor trecho da via - cerca de 500 metros - por isso, são as líderes em registros são as avenidas Barão de Mauá e Capitão João.

"A avenida é originalmente ponto das indústrias. Hoje, temos um adensamento de habitações na via. Essa condição misturada ao tráfego resulta no elevado número de acidentes", aponta o engenheiro Leonardo Lorenzo, que realiza estudos de tráfego para o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Por Isis Mastromano Correia e Kelly Zucatelli - Diário do Grande ABC / Foto: www.skyscrapercity.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.