NOTÍCIA ANTERIOR
Brasileiro trabalha sete dias por ano somente para pagar a CPMF
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara autoriza Prefeitura de Mauá a fazer concurso para GCM
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/11/2007 | Política
Avamileno vai revelar áreas para construir a Febem
Após disparar diversas críticas à postura do prefeito João Avamileno (PT-Santo André) em não divulgar as áreas propostas ao governo estadual para a construção de duas unidades da Fundação Casa (antiga Febem) na cidade, os vereadores finalmente saberão quais as alternativas indicadas pelo município ao Estado.

O chefe do Executivo garantiu que convocará a bancada governista para falar do assunto antes da reunião com o secretário estadual de Justiça, Luiz Antonio Marrey, no dia 12 de novembro. O encontro com os parlamentares, no entanto, não tem data definida.

O presidente da Câmara, José Montoro Filho, o Montorinho (PT), considera importante a atitude de Avamileno. “Ele tem mesmo de chamar a bancada de sustentação antes de bater o martelo com o Estado. A Fundação Casa terá uma repercussão política muito grande”, avalia o petista.

O chefe do Legislativo foi um dos principais críticos a Avamileno, que resolveu guardar a sete chaves a localização das áreas prováveis para abrigar a Fundação Casa. “A Câmara é um poder importantíssimo para ficar fora dessa discussão. O Executivo não pode ter o Legislativo contra. Não queremos que isso aconteça”, acrescentou. “O que o prefeito precisa agora é reverter essa situação, até para garantir a governabilidade dele”, enfatizou Montorinho.

Data - O prefeito Avamileno negou que a escolha da data da reunião que possivelmente definirá o local da Fundação Casa em Santo André, 12 de novembro, tenha sido uma jogada para tirar o foco da prévia petista.

Um dia antes do encontro com Marrey, o PT indicará – caso não haja segundo turno – o nome escolhido para a sucessão municipal. O grande desafio do prefeito, já a partir do dia 12, é unir novamente a legenda a fim de tentar continuar no poder em 2008.

“Quem definiu a data foi o próprio Marrey. Mas foi melhor assim, até porque, infelizmente, qualquer coisa que se faça agora na cidade dizem que é disputa interna.”

Petistas defendem João Avamileno

A atitude do prefeito João Avamileno em esconder da equipe de governo e da bancada de sustentação na Câmara as áreas oferecidas ao Estado não recebeu somente críticas. Dois parlamentares petistas saíram em defesa do chefe do Executivo andreense.

O presidente municipal do PT, vereador Claudio Malatesta, acredita que Avamileno agiu corretamente ao preservar a localização dos terrenos.

“Se ele divulga agora, cria uma série de problemas e especulações. E, realmente, o prefeito não pode fazer isso. Até porque não sabe nem se o governo estadual aceitará estas áreas. Ele foi extremamente inteligente no tratamento desta questão”, avalia.

Para Malatesta - que retirou a pré-candidatura à sucessão em 2008 para apoiar o deputado Vanderlei Siraque a pedido de Avamileno –, os vereadores que reclamaram do chefe do Executivo desconhecem as dificuldades enfrentadas pelo prefeito para conseguir encontrar espaços na cidade que tenham o menor impacto de vizinhança possível.

Outro que não condena o fato de Avamileno esconder os terrenos é Jurandir Gallo, líder do PT no Legislativo. Acusado de ser um dos poucos a saber quais são as áreas na cidade – mas preferir não revelar –, o petista garante não ter sido privilegiado com a informação.

Ele, porém, elogia a condução do processo. “O prefeito está sendo prudente ao não divulgar as áreas, que hoje podem ser puramente especulativas. O Estado e a Fundação Casa podem simplesmente rejeitar estes locais e pedir outros. E aí o prefeito poderá já ter criado um desgaste sem necessidade com a população destas regiões”, indica.

Por Leandro Laranjeira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.