NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeituras do Grande ABC cobram taxas inconstitucionais no IPTU
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sama transforma vestiário masculino em salão de jogos
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2008 | Política
Avamileno pode disputar Câmara Federal em 2010
No último ano de mandato e sem poder disputar a reeleição em outubro próximo, o prefeito João Avamileno (PT-Santo André) não deve encerrar a carreira política no final de 2008, como ele mesmo chegou a cogitar a possibilidade em dezembro de 2006. Segundo informações, o nome dele estaria sendo trabalhado internamente para concorrer a uma vaga na Câmara Federal em 2010.

O grupo ao qual o chefe do Executivo integra no PT vem maturando a idéia há tempos. E o resultado da prévia em novembro do ano passado, quando Avamileno foi “determinante” para a vitória do deputado estadual Vanderlei Siraque, reforçou a tese e aumentou as chances do petista.

Diferentemente da avaliação anterior, o prefeito já admite participar diretamente da eleição daqui a dois anos. “Tenho em mente, antes de tudo, fazer um bom governo e conseguir eleger o sucessor. Após essa fase, caso tenha apoio do partido, da militância, e estando com saúde, certamente poderei disputar uma vaga em 2010, como candidato a federal ou a estadual”, disse.

Na opinião de Avamileno, a discussão ainda é prematura em vista de que há uma disputa municipal neste ano. “Quando falamos em candidatura, temos de verificar quem são os pretendentes. É necessário haver um diálogo para decidirmos os melhores nomes para concorrer à Assembléia e à Câmara. Mas estou à disposição do partido e da militância.”

Outro nome ventilado para 2010 é o da vice-prefeita Ivete Garcia. Embora tenha perdido a prévia para Siraque, ela continua em alta no partido – ajudou a eleger o presidente do PT para o biênio 2008-2009, Tiago Nogueira.

Procurada pela reportagem, a vice-prefeita se manifestou por meio da assessoria de imprensa. “É muito cedo para falar a respeito do assunto. Uma candidatura é sempre uma decisão coletiva e não pensei nesta situação ainda”, comunicou.

Há tempo
No PT, a discussão de 2010 é encarada como prematura. Na opinião de Tiago Nogueira, presidente municipal da sigla, esse debate será iniciado somente após a disputa pela sucessão municipal de outubro.

“Ainda é cedo para discutirmos essa questão. Temos ‘n’possibilidades. Se o PT vencer as eleições, teremos um determinado cenário. Caso sejamos derrotados, há outro totalmente diferente”, afirmou.

O presidente da Câmara, José Montoro Filho, o Montorinho, concorda. “Temos uma jornada complicada pela frente. É necessário voltarmos as energias para eleger o Siraque sucessor de Avamileno. É com isso que estamos preocupados no momento. Começaremos a discutir 2010 somente a partir de 2009”, argumentou.

Ligado ao grupo de Ivete, Montorinho não defendeu um nome específico para disputar os pleitos para deputado federal e estadual. “Temos diversos nomes naturais, os quais poderão vir a ser eventuais candidatos futuramente. O tempo nos dará essa luz.”

Legenda perdeu os principais nomes das últimas eleições

Embora os petistas avaliem ser prematura a discussão para 2010, o principal partido de Santo André na atualidade ‘perdeu’ os principais nomes que disputaram as últimas eleições para a Câmara Federal e para a Assembléia Legislativa.

No âmbito federal, o ex-deputado Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, foi acusado de envolvimento no Mensalão (suposto esquema de desvio de verbas públicas para compra de apoio político).

Após dois mandatos, Luizinho recebeu 59.176 votos em 2006 e não foi reeleito. Neste ano, avalia a possibilidade de recomeçar na vida pública e disputar vaga na Câmara Municipal. Caso decida disputar a vereança – e dependendo da votação alcançada –, pode voltar a se credenciar para 2010.

Além dele, outro petista a tentar vaga na Câmara Federal naquele ano foi o vereador Antonio Leite, com 20.840 votos. Algumas pessoas avaliaram à época que o PT foi “infeliz” ao lançar dois nomes a federal.

Para a Assembléia Legislativa, o deputado Vanderlei Siraque vinha sendo o principal nome petista na cidade. Foi, inclusive, o único eleito em 2006 pelo município – 55.715 votos para exercer o terceiro mandato.

Agora, Siraque é candidato a prefeito neste ano e apontado como um dos favoritos à sucessão. Uma possível vitória dele o afastaria do pleito de 2010. Na última eleição, quem também concorreu à cadeira na Assembléia foi o vereador Jurandir Gallo. Ele somou 21.606 votos e ficou como suplente.

Por Leandro Laranjeira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.