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DATA DA PUBLICAÇÃO 09/03/2010 | Veículos
Automóveis, motos e pneus dos EUA terão aumento na alíquota de importação
Apesar das tentativas de negociação por parte da indústria automobilística nacional na última semana, o governo incluiu veículos e pneus na lista de produtos que serão sobretaxados em retaliação aos Estados Unidos. A relação foi divulgada nesta segunda-feira (8). De acordo com a medida, a alíquota de importação de automóveis e motocicletas oriundos do país passou de 35% para 50% sobre o preço do produto, enquanto o imposto para pneus passou de 16% para 32%.

O conjunto de retaliações foi autorizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) ao final de um processo que condenou a política de subsídios dos Estados Unidos ao setor algodoeiro.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma que, a priori a inclusão dos automóveis na lista preocupa. "A Anfavea defende soluções sem reflexos negativos para o setor automotivo. Porém, há um prazo de 30 dias para o início da retaliação e nesse período espera-se que possam ocorrer negociações que venham a alterar essa situação, viabilizando outras soluções possíveis, minimizando o impacto no comércio bilateral", declarou a entidade em nota à imprensa.

Antes da decisão do governo, no início do mês, o presidente de operações internacionais da General Motors, Tim Lee, havia afirmado que se o Brasil incluísse veículos na lista, iria prejudicar os dois países e não somente os Estados Unidos. O aumento do imposto inviabilizará a importação de modelos previstos para o mercado brasileiro, como os Chevrolet Malibu e Cruze.

Na opinião do diretor da consultoria Megadealer Auto Management, José Rinaldo Caporal Filho, a retaliação sobre os veículos americanos não deverá impactar fortemente os dois mercados. "O Brasil importa pouco carro dos Estados Unidos, então não haverá grande impacto", explica Caporal ao G1. Sobre uma possível reação do país em relação à postura brasileira, o consultor também não enxerga riscos aos negócios do setor. "Os modelos que fabricamos aqui pouco são vendidos lá", ressalta Caporal.

Para a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), as marcas mais prejudicadas com a medida são BMW e Chrysler. De acordo com o presidente da entidade e representante da BMW no país, Jörg Henning Dornbusch, a medida não afeta as montadoras, mas fortemente as importadoras. "Ainda nesta semana vamos conversar novamente com o governo. Já havíamos argumentado que isso prejudica só o mercado brasileiro", afirmou Dornbusch ao G1.

"Esses carros representam de13% a 14% do negócio no Brasil, mas para os EUA a fração é minúscula, de 0,3%. Se é pra retaliar, então que faça com produtos que realmente afetem a economia deles. Para eles, 500 unidades não é nada", explica o representante das importadoras, que espera entrar em acordo com o governo nos próximos 30 dias.

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) afirmou que não falará sobre o assunto.

Efeito após 30 dias

De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Miguel Jorge, a relação só terá efeito após 30 dias de sua divulgação e que, neste período, o Brasil aguardará uma manifestação do governo dos Estados Unidos. “Acreditamos que o melhor caminho é o da negociação”, ressaltou Jorge na última sexta-feira (5).

Em visita ao Brasil na última semana, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que “nos próximos dias” uma missão americana deverá iniciar as negociações com o governo brasileiro e que a intenção é resolver o impasse de forma “pacífica”.

Por Priscila Dal Poggetto - G1, em São Paulo
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