NOTÍCIA ANTERIOR
Sesi recua e mantém unidade do Itapark aberta em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Centro POP de Mauá vira ponto de descarte de lixo e atrai usuários de drogas
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/11/2016 | Cidade
Aumento da demanda na região exige mais do Nardini
Aumento da demanda na região exige mais do Nardini
Complexo hospitalar de Mauá tem alta no número de atendimentos, internações, partos e exames. Volume da demanda cresceu média de 13% entre 2015 e 2016

Apesar de contar com praticamente a mesma estrutura física há décadas, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá tem registrado aumento sequencial no número de atendimentos prestados à população. Referência hospitalar para os munícipes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o equipamento realizou entre janeiro e setembro de 2016 cerca de 95 mil atendimentos, contra 83 mil no mesmo período do ano passado – alta que alcança 13%. Os dados consideram atendimentos no pronto-socorro, ambulatório, internações e outros procedimentos. A microrregião atualmente soma 600 mil habitantes.

Considerando apenas o volume de internações, que saltou de 8.000 para 8.500 no período analisado, é possível perceber também aumento de 16% nas internações de pacientes vindos dos municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que foram de 1.130 para 1.350. Já o total de exames realizados saltou de 323 mil para 366 mil, com alta de 11%. Os indicadores novamente evidenciam o caráter regional do equipamento, que hoje conta com 177 leitos cadastrados no Ministério da Saúde e também é responsável pelo atendimento de inúmeras ocorrências de Urgência/Emergência procedentes do Trecho Sul do Rodoanel e de outras partes da Capital.

Em paralelo às particularidades regionais que elevaram praticamente todos os indicadores de produção do hospital, o equipamento também sofre impacto das dificuldades econômicas que o País atravessa. Desde 2015, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), quase 2 milhões de beneficiários de planos de saúde migraram para o Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de atendimento. A sobrecarga, portanto, exige esforço da gestão para equilibrar e manter as verbas de custeio e investimento sem causar prejuízos à assistência.

REFORMAS NOVO NARDINI - Para ajudar a qualificar o acolhimento dos pacientes, desafogar o atendimento e modernizar a estrutura predial sem paralisar as atividades, a Prefeitura conduz desde o ano passado duas grandes reformas em áreas estratégicas - pronto-socorro e maternidade - que apesar da altíssima demanda funcionam em áreas provisórias. As obras de modernização têm previsão de término em dezembro e vão garantir modelo de assistência 100% humanizado, em espaço ampliado, acolhedor e com novas tecnologias e ambiência. Atualmente o PS atende a seis especialidades 24h por dia (Ortopedia, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Ginecologia e Obstetrícia, além de casos referenciados de Clínica Médica e Pediatria) e também é referência para todos os partos de alto risco das três cidades.

As duas áreas em reforma também acompanharam o crescimento da procura por atendimento. No pronto-socorro a alta foi de 5% (48 mil para 50,6 mil). Já os partos subiram 11% (1.295 para 1.470) e as internações obstétricas 6% (1.960 para 2.100). “As obras entregues, além de qualificar o ambiente hospitalar, oferecerão áreas de atendimentos setorizadas em conformidade com as especialidades médicas disponíveis. Com isso, os pacientes ficarão mais seguros compartilhando o ambiente assistencial com pacientes de patologias iguais ou semelhantes. As áreas críticas (Sala Vermelha, Amarela e UTIs) ficarão próximas e de fácil acesso para que uma equipe dê suporte a outra, com foco na otimização de recursos e de acordo com a necessidade do paciente. Esta reorganização física favorecerá a gestão para melhorar o cuidado em saúde considerando a demanda crescente dos usuários do SUS”, comenta o diretor geral do hospital e do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), José Alexandre Buso Weiller.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.