NOTÍCIA ANTERIOR
Inscrição para o vestibular da Unicamp começa nesta quinta-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Gripe suína: alunos não evitam contato nas escolas da região
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/08/2009 | Educação
Aulas na Região voltam na segunda, apesar da gripe A
As aulas em toda a rede de ensino serão retomadas na segunda-feira (17/08), como confirmou a Secretaria de Saúde do Estado nesta quinta-feira (13/08). Contudo, os professores e profissionais que trabalham nas escolas devem ficar atentos aos alunos que apresentarem sintomas de gripe. As aulas foram suspensas no início deste mês para evitar a disseminação do vírus Influenza A, que transmite a gripe suína.

Para o secretário de Saúde de São Bernardo e presidente do Grupo de Trabalho de Saúde do Consórcio Intermunicipal, Arthur Chioro, o retorno às aulas é uma medida segura, uma vez que a gripe suína está sob controle. “Se a temperatura continuar se elevando, o risco de contaminação deve diminuir”, ressaltou o gestor público. Apesar disso, São Bernardo confirmou no fim da tarde desta quinta-feira (13/08) a terceira morte causada pela doença.

O secretário lembra que a melhor maneira de evitar o contágio é a higiene. “Os alunos serão orientados a não compartilhar copos e comida, bem como manterem as mãos sempre limpas”, lembrou. Além do esclarecimento aos estudantes, a orientação da Secretaria de Saúde é para que as aulas ocorram com portas e janelas abertas. A medida será adotada em todas as escolas para não facilitar a infecção pelo vírus.

Na rede estadual, o governo investiu na compra de material de higiene, como sabonetes líquidos e toalhas de papel. Na Região, de acordo com a diretora de ensino Suzana Dechechi, mais de R$ 500 mil foram destinados às escolas. “É um valor referente a R$ 1,5 por aluno. O primeiro dia de aula será acompanhado pelos supervisores.”

Suzana ressaltou ainda que todas as escolas estudam formas para repor as aulas perdidas. “A determinação do Ministério da Educação é para que as escolas cumpram os 200 dias letivos ou 800 horas de aula. Mas não haverá problemas e os alunos não vão perder conteúdo”, garantiu. De qualquer forma, na rede estadual, todos os alunos terão de estudar aos sábados. “A reposição começa pelas aulas aos sábados”, disse Suzana.

Em todas as cidades, medidas para controlar a situação do contágio da gripe A estão sendo tomadas pelas prefeituras. Em Diadema, desde o dia 25 do mês passado, agentes de saúde visitam residências e explicam formas de evitar o contágio. De acordo com a secretária de Saúde de Diadema, Aparecida Linhares Pimenta, duas enfermarias com isolamento e capacidade instalada de três leitos cada foram abertas no Hospital Municipal de Diadema. A secretária esteve em Brasília nesta semana representando o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde durante reunião com gestores públicos na Câmara dos Deputados.

Aparecida explicou que as regiões Sul e Sudeste são as mais vulneráveis ao Influenza A. “Mas é preciso pânico, pois a situação está controlada. Todos os anos, várias pessoas morrem por causa de complicações de gripe. O número de mortes pela nova gripe é menor do que o provocado pela sazonal.”

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.