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DATA DA PUBLICAÇÃO 10/12/2015 | Veículos
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition: primeiras impressões
Audi A3 Sedan 2.0 Ambition: primeiras impressões Audi A3 Sedan 2.0 feito em São José dos Pinhais (PR) (Foto: André Paixão/G1)
Audi A3 Sedan 2.0 feito em São José dos Pinhais (PR) (Foto: André Paixão/G1)
Na versão topo de linha, sedã vira nacional e troca motor 1.8 por 2.0.

Bem equipado, há apenas 2 opcionais, que, somados, custam R$ 31,5 mil.


Em janeiro de 2014, Audi e Mercedes-Benz iniciaram a venda de modelos com propostas semelhantes: A3 Sedan, por parte da empresa de Ingolstadt e CLA, na casa de Stuttgart. Nascidos para serem rivais, praticamente dois anos depois, os modelos tomaram rumos opostos.

Enquanto o A3 de três volumes é o best-seller da marca no Brasil, com 35% das vendas da Audi, o CLA é coadjuvante na empresa, perdendo em vendas para Classe A, Classe C e GLA.

Voltando à Audi e a importância do A3 Sedan, o modelo tem mais novidades na linha 2016. Após a nacionalização da versão 1.4, com adoção de um motor flex, agora, a novidade fica por conta das mudanças da versão topo de linha, Ambition, que também passa a ter “sotaque brasileiro”.

Mas, muito além da produção nacional, a configuração traz mudanças no coração. Sai o motor 1.8 de 180 cavalos e entra um 2.0 de 220 cv. Na tabela de preços, uma surpresa.

O carro ficou quase R$ 2 mil mais barato do que o veículo importado, e é vendido a R$ 137.990. É nesta configuração que o Audi concorre mais diretamente com o CLA.

Opcionais que valem um carro
Há apenas dois pacotes de opcionais. Porém, o preço cobrado por eles não é nada animador. Somados, eles custam R$ 31,5 mil, praticamente o mesmo valor de um Volkswagen Up básico. Isso mesmo, com o preço de dois opcionais na Audi, é possível levar para casa um Volkswagen.

O primeiro pacote, de R$ 13 mil, é referente a um sistema multimídia mais moderno. A central ganha tela maior, de 7 polegadas e mais recursos, como navegação com mapas em 3D, reprodutor de DVD, HD interno de 20 Gb e seletor touch pad.

O segundo pacote é ainda mais caro. Chamado de Assistance Plus, ele sai por R$ 18,5 mil, e inclui acesso e partida sem chave, controle de cruzeiro adaptativo com um sistema que prevê colisões frontais e consegue otimizar a frenagem, assistente de mudança de faixas, estacionamento autônomo e assistente para luz alta, que abaixa o faixo de luz quando um outro veículo vem no sentido contrário.

Por sorte, o pacote de itens de série é recheado. Oferecido em versão única, o A3 Sedan Ambition traz, de série, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar elétrico, faróis bi-xenônio com LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, seletor de modos de condução (Audi Drive Select), controle de cruzeiro, bancos de couro, com regulagens elétricas para o motorista, airbags laterais, de cortina e de joelho, para motorista, controles de tração e estabilidade e central multimídia com tela de 5,8 polegadas.

Outra opção, neste caso, sem custo adicional, é escolher entre couro e parte do acabamento preto ou cinza. Esta última opção parece mais bonita, além de conferir maior sensação de sofisticação e claridade ao modelo.

Coração importado
Mesmo com a produção em São José dos Pinhais (PR), o conjunto de força do A3 Sedan Ambition continua sendo importado. Isso significa poder abastecer apenas com gasolina. O motor de 2.0 é semelhante ao utilizado no cupê TT, com algumas mudanças pontuais. Ele é 40 cv mais potente do que o 1.8 e tem 10,2 kgfm a mais de torque.

Sendo assim, é fácil imaginar que o A3 2.0 se sairia ainda melhor no desempenho. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 7,2 segundos para 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima subiu de 242 km/h para 250 km/h.

No consumo, a Audi divulga média de 10,3 km/l na cidade e 12,8 km/l, na estrada. Já o Inmetro, quando avaliou o modelo com motor 1.8 obteve médias de 9,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

Prestígio mantido
Se a montadora alemã resolveu simplificar suspensão traseira e câmbio no A3 Sedan 1.4 nacional, o modelo mais caro manteve as características originais do carro que era importado da Hungria.

A suspensão traseira é do tipo multilink. Com acerto mais voltada para o conforto, porém ficou 14 mm mais alta do que a do A3 1.8. Por outro lado, ainda conserva a esportividades, já que o sedã tem a traseira 15 mm mais baixa do que a do A3 1.4 nacional, que leva eixo de torção.

No câmbio, a marca também deixou de lado a transmissão automática Tiptronic, presente no 1.4, e adotou a caixa automatizada de dupla embreagem, S-Tronic de 6 marchas. A explicação, de acordo com a Audi, é que o câmbio Tiptronic não suportaria o torque do motor maior.

Ao volante
Durante o teste de 45 km, o A3 com motor de 2 litros agradou. Se a opção mais barata, com motor menor e 150 cv já empolga, os 220 cv são capazes de fornecer dose extra de esportividade.

Se o que te faz feliz é um carro que, além de acelerar bem, faça curvas de forma extremamente equilibrada, e, de quebra, não seja beberrão, o A3 Sedan 2.0 deve estar na sua lista de carros a serem dirigidos.

Com uma suspensão bem acertada, o A3 Ambition mantém a esportividade do modelo importado, sem passar desconforto aos ocupantes ao passar em superfícies irregulares. Ele também é mais firme do que o eixo de torção oferecido no 1.4 nacional.

O câmbio segue a mesma lógica. Tem trocas mais rápidas, e de quebra, oferece o som de estampidos cada vez que sobe uma marcha, como se quisesse dizer “sou esportivo, sim”.

Por outro lado, quando o objetivo é economizar combustível, o carro se transforma. No modo Efficiency, o carro fica mais progressivo, e não responde tão prontamente. Ainda é possível configurar respostas de motor, câmbio, suspensão e direção, separadamente, no modo Individual.

A unidade testada pelo G1 contava com os dois pacotes de opcionais. O alerta de mudança de faixa pode ser ativado acima de 60 km/h. Ao detectar que o motorista está invadindo a pista ao lado sem dar seta, o volante vibra, para que o condutor fique atento. Se não há resposta, o carro corrige a trajetória, e deixa a direção mais dura.

Conclusão
Os R$ 38 mil a mais na comparação com a versão 1.4 Attraction podem ser justificados pelo motor mais potente, câmbio e suspensão mais refinados e pela vasta lista de itens de série, indisponíveis na opção mais em conta, de R$ 99.990.

Ainda que não seja acessível para a maior parte do público, é a opção com melhor custo-benefício da linha, e também desta categoria. Isso sem considerar os opcionais, que podem elevar o valor da compra para quase R$ 170 mil e torná-lo uma opção inviável.

Voltando ao início da reportagem, a tabela de preço dos modelos pode ajudar a explicar o abismo entre A3 Sedan e CLA. A versão mais em conta do Mercedes, 200 Urban, vem com motor 1.6 de 156 cv e tem menos equipamentos do que o A3 Ambition. Mesmo assim, é vendida por R$ 141,9 mil.

Para uma comparação mais justa em nível de itens de série, a versão correta é a 200 Vision, mas aí o preço salta para R$ 159,9 mil, ou apenas R$ 5 mil a menos do que um Classe C, na versão 200 Avantgarde.

Até o BMW Série 3, na versão 320i, se aproxima em preço ao A3 Sedan. Porém, o modelo de entrada conta com motor de 2 litros e 184 cv. Ele parte de R$ 141.950, e é uma opção a ser considerada.

Por André Paixão - G1, em São Paulo
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