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DATA DA PUBLICAÇÃO 27/10/2013 | Economia
Atrium Shopping abre abre as portas na terça
Atrium Shopping abre abre as portas na terça Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Transformar um bairro, uma cidade, uma região. Grandes projetos de engenharia têm esse poder, e Santo André está prestes a testemunhar alquimia do tipo com a inauguração do nono centro de compras do Grande ABC, o Atrium Shopping, que abrirá as portas na terça-feira, dia 29.

Localizado na Vila Homero Thon, onde antes havia o Espaço Pirelli, o complexo inclui, além do shopping – que vai abrigar o Poupatempo a partir de junho de 2014 –, uma torre comercial, dois hotéis e cinco prédios residenciais. O conjunto se chama Brookfield Century Plaza Santo André, e segue tendência mundial dos grandes centros urbanos de diminuir as distâncias entre o lazer, o trabalho e a moradia.

No seu conjunto, o empreendimento receberá investimentos de mais de R$ 300 milhões, somará mais de 205 mil m² de área construída e deve gerar mais de 3.500 empregos diretos e indiretos na sua construção.

Com previsão de entrega para junho de 2015, os edifícios residenciais somam 644 unidades de três ou quatro dormitórios, com preços entre R$ 280 mil e R$ 550 mil. Os dois hotéis que farão parte do complexo, o Go Inn (bandeira econômica) e o Quality (segmento médio), vão oferecer, ao todo, 354 unidades. A torre de escritórios, que terá 454 salas, já vendeu todas.

“Nosso objetivo é criar um novo polo de desenvolvimento, que atenderá ao grande volume de indústrias e empresas já instaladas. Também aguardamos crescimento ainda maior com a criação do Parque Tecnológico de Santo André”, afirma o diretor executivo da incorporadora, Alessandro Vedrossi.

PODEROSO - A primeira etapa do mega projeto a ser concluída é o Atrium Shopping, realizado em parceria com a Nassau Empreendimentos, empresa que tem no currículo experiência de atuação em mais de 100 projetos de shopping centers no Brasil.

“O Atrium participará da formação de um novo polo econômico na cidade, gerando receita, empregos e novas opções de consumo para atender a forte demanda criada em função da expansão local”, afirma Marcos Romiti, presidente da Nassau Empreendimentos, que investiu R$ 250 milhões no desenvolvimento do Atrium Shopping.

Focado nos perfis de públicos B e C, o Atrium Shopping deve dialogar com a maior fatia da população da região. De acordo com a Pesquisa Socio econômica do Inpes/USCS (Instituto de Pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano), 52,4% das famílias do Grande ABC estão na classe B e, 37,9%, na classe C. Ou seja, a proposta do Atrium deve atingir 90,3% da população das sete cidades.

O novo shopping nasce com 68 mil m² de área construída em cinco pavimentos, sendo dois para estacionamento e três que abrigarão 200 lojas mais a praça de alimentação com 20 operações e 1.200 lugares.

As marcas que atuam como âncora são Riachuelo, C&A, Lojas Americanas, Marisa, Ri Happy, Besni, Casas Bahia, Di Gaspi e Cinemark, que terá sete salas, sendo uma delas dotada da tecnologia “XD” (Extreme Digital Cinema) e capacidade total para 1.723 pessoas.

Os investidores estão animados. “A expectativa é muito boa em função do poder econômico da região”, diz do diretor de Marketing da Ri Happy, Mário Honorato.

No Atrium, a rede de lojas de brinquedos inaugura sua 132ª unidade. Embora tenha franquias que exigem investimento médio de R$ 1 milhão, a Ri Happy decidiu apostar em uma loja própria nesse shopping. O diretor afirma que o tíquete médio de compras esperado é de R$ 110. “O Grande ABC tem alto poder aquisitivo, sendo que, em sua maioria, as pessoas trabalham e moram na região”, diz Honorato.

De acordo com Romiti, da Nassau, um empreendimento desse porte atinge a maturação após um ciclo de três Natais. “Com o recente acordo para a implantação do Poupatempo no Atrium Shopping e o anúncio de reabertura da Estação Pirelli, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a maturação pode até ocorrer antes”, aposta.

“Mas, a nossa projeção conservadora é de que até lá cerca de 3.000 empregos diretos sejam gerados, 30 mil pessoas circulem pelo shopping diariamente – cerca de um milhão por mês – e 200 lojas estejam em pleno funcionamento”, completa Romiti.

Por Andréa Ciaffone - Diário do Grande ABC
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