NOTÍCIA ANTERIOR
Após ser agredido em sala de aula, aluno corre risco de perder a visão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Curso de Medicina está entre as metas da UFABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/08/2013 | Educação
Atitude é palavra de ordem no 1º dia do Desafio de Redação
O Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, começou ontem em dez escolas de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo. Dezenas de alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema 2020: o que posso fazer para mudar meu mundo?. Atitude foi a palavra de ordem que boa parte dos estudantes usou para falar sobre o futuro.

Na EE Poetisa Cora Coralina, em Rio Grande da Serra, a aluna Keila Sthefani Julio, 13 anos, do 9º ano, defende que o essencial é realizar ações positivas para o grupo onde se vive. “Não basta que eu mude minhas atitudes sozinha, todos têm que melhorar um pouco. O próximo precisa ajudar.”

Seu colega de classe Lourival dos Virgens Filho, 15, acredita que o futuro estará garantido quando os jovens tiverem mais oportunidades e forem melhor tratados. “Vi na televisão os meninos da Fundação Casa apanhando. Eles aprendem isso e levarão adiante o que receberam”, avalia.

Já o aluno do 7º ano Marcos Vinicius Silva pretende, até 2020, fazer cursos de línguas estrangeiras. “Posso arrumar um bom emprego e, quem sabe, ajudar a melhorar o mundo de outras pessoas”, afirma.

Na EE Professora Ruth Neves Sant’Anna, em Ribeirão Pires, os alunos do Ensino Médio também reforçaram que as mudanças começarão quando ações forem repensadas. Treinando para os vestibulares, eles desenvolveram o tema proposto sem dificuldades “Esse assunto tem muito a ver com a onda de protestos que está acontecendo no País e em como isso modifica a rotina e a cabeça das pessoas”, acredita o aluno do 3º ano do Ensino Médio David Dias de Carvalho, 17.

Caique Rodrigues de Souza, 17, afirma que muitas pessoas não mudam por falta de incentivo. “Quando vemos uma campanha de conscientização, por exemplo, é fácil pensar no assunto, mas depois muitos esquecem.”

O Desafio é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e com apoio da Ecovias.

O autor da melhor redação entre os estudantes do último ano do Ensino Médio ganhará bolsa de estudos na USCS. As provas serão aplicadas até o dia 23 de setembro.

Por Drielly Gaspar - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.