NOTÍCIA ANTERIOR
Em Mauá, mulher de vereador é eleita para o Conselho de Saúde
PRÓXIMA NOTÍCIA
Calor prejudica agricultor e dobra o preço do alface
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2014 | Cidade
Atila coloca ex-assessor parlamentar em postos estratégicos da Sama
Atila coloca ex-assessor parlamentar em postos estratégicos da Sama Foto: Marina Brandão/DGABC
Foto: Marina Brandão/DGABC
O superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Atila Jacomussi (PCdoB), colocou seu ex-assessor de quando exerceu mandato de vereador Israel Aleixo de Melo em dois postos estratégicos para averiguar o andamento de licitações. A ação reforça o modelo adotado pelo comunista de centralizar as compras na superintendência, tomada por decreto de janeiro de 2013, quando assumiu a autarquia.

Israel vai presidir a Comissão de Cadastro de Licitações. Todas as empresas que se dispuserem a participar de concorrências públicas promovidas pela entidade terão de passar pelo crivo do grupo, que tem cinco integrantes, mas a palavra final é dada pelo líder.

O assessor de Atila ainda foi escalado para compor a equipe de apoio de certames. Essa é a principal divisão para realização de compras. A pregoeira Maria Luiza de Marilaqui Rodrigues Barbosa é quem preside o bloco, que conta com mais seis integrantes. Em caso de impossibilidade da titular exercer a função, Israel poderá assumir o posto.

A Coli (Comissão de Licitações), responsável por julgar documentações apresentadas ao longo do processo de compras, passou a ser presidida pelo diretor administrativo da autarquia, José Viana Leite. Homem-forte de Atila, Viana acumula dois dos mais importantes cargos da Sama.

Para Israel, no entanto, a atitude de Atila prezou pelo confiança e perfil técnico. “Não acredito que sejam cargos estratégicos. A gente participa, sou integrante da comissão só. Sou formado em Direito e o Atila prezou a confiança e o perfil técnico”, comentou. O assessor ainda avaliou que a nomeação de Viana também levou em conta o perfil. “Ele já trabalhou com licitações e é advogado experiente. Vale lembrar que a pregoeira (Maria Luiza) é funcionária de carreira da Sama e foi mantida porque está fazendo um belo trabalho”, argumentou.

O Orçamento previsto para a Sama neste ano é de R$ 80,3 milhões. Tratada como espaço para acomodar aliados por prefeitos da cidade, a autarquia coleciona episódios polêmicos. O último ocorreu na gestão do ex-vereador Diniz Lopes (PR) e Vladimilson Garcia, o Bodinho, tendo contratado a Nova Rochamar com documentação falsa.

Atila não retornou aos contatos do Diário para comentar o assunto.

Por Gustavo Pinchiaro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.