NOTÍCIA ANTERIOR
Número de mortos em terremoto no Equador sobe para 350
PRÓXIMA NOTÍCIA
Explosão em fábrica de armas deixa mortos na Bulgária
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/04/2016 | Internacional
Atentado suicida deixa mortos e mais de 300 feridos no Afeganistão
Carro bomba causou a explosão e porta-voz do Talibã reivindicou autoria.

Alvos foram escritórios relacionados ao serviço de inteligência afegão.


Um suicida explodiu um carro bomba nesta terça-feira (19) em uma zona de alta segurança em Cabul, capital do Afeganistão, próximo ao Ministério da Defesa, ao palácio presidencial e à Embaixada dos Estados.

O atentado deixou 28 mortos, segundo a Associated Press. O primeiro balanço divulgado pela France Presse e pela CNN indicava 7 mortos e 327 feridos. "Muitos feridos se encontram em estado grave", disse o porta-voz do ministério da Saúde afegão, Mohamed Ismail Kawoosi.

O chefe de polícia do Afeganistão, Abdul Rahman Rahimi, disse que civis e membros das forças de segurança afegãs estão entre os mortos e feridos, segundo a Reuters.

O porta-voz do Ministério do Interior afirmou à rede de televisão CNN que um carro bomba causou a explosão. O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, afirmou que o atentado, reivindicado pelo Talibã, "mostra claramente a derrota do inimigo nos enfrentamentos corpo a corpo".

O alvo dos ataques foram escritórios relacionados ao serviço de inteligência do país - o Diretório Nacional de Segurança do Afeganistão (NDS, na sigla em inglês) -, disse à agência de notícias Efe o chefe do Departamento de Emergências do Ministério do Interior, Homayoon Aini.

A explosão aconteceu às 8h55 locais (1h25 de Brasília), e o ataque foi seguido por uma troca de tiros entre tropas afegãs e insurgentes.
An Afghan man receives treatment at a hospital after a suicide car bomb attack in Kabul, Afghanistan April 19, 2016 (Foto: Omar Sobhani/Reuters)
Afegão recebe atendimento médico em hospital após ataque suicida em Cabul (Foto: Omar Sobhani/Reuters)

Talibã
O porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, reivindicou a autoria do atentado também pelo Twitter. Ele disse que, após a explosão, um número indeterminado de insurgentes conseguiu entrar nos edifícios dos serviços de inteligência. "O tiroteio continua, impusemos um longo número de baixas ao inimigo", afirmou.

O atentado em Cabul acontece depois de, na semana passada, os insurgentes anunciarem o início da ofensiva de primavera (no hemisfério norte), o que representa um aumento dos ataques. Em resposta, o governo afegão apresentou um plano de cinco anos para combater os insurgentes.

A insurgência liderada pelo Talibã afegão ganhou força desde a retirada da maioria das tropas de combate internacionais no final de 2014. Acredita-se que a facção islâmica está mais forte do que em qualquer momento desde que foi expulsa do poder por forças apoiadas pelos Estados Unidos em 2001.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.