NOTÍCIA ANTERIOR
Índio Tibiriçá reduz em 90% número de mortes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Complexo hospitalar completa nove anos com obras inacabadas
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/08/2017 | Setecidades
Atendimento gratuito em Saúde, Veterinária e Direito para moradores do ABC
Atendimento gratuito em Saúde, Veterinária e Direito para moradores do ABC Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução
Na UNIP, clínicas da saúde, centros psicológicos e escritórios jurídicos estão a serviço da comunidade. Campus da UNIP fica na rodovia Anchieta, na divisa entre São Bernardo e São Paulo

Em 2016, sob a orientação de coordenadores e professores, alunos dos cursos da área da Saúde, Direito e Psicologia realizaram quase 600 mil atendimentos à comunidade. Em 2017, esses atendimentos continuam constituindo prática de responsabilidade social associada ao conhecimento teórico adquirido pelos alunos.

A partir de 21 de agosto (segunda-feira), a UNIP – Universidade Paulista retoma o atendimento à comunidade em todas as suas unidades integradas de Saúde, nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, além das clínicas de Odontologia, de Psicologia e os Hospitais Veterinários. São 137 pontos distribuídos pelo Estado de São Paulo e nas capitais Manaus, Goiânia e Distrito Federal, que estavam em recesso, conforme o período letivo dos universitários.

Todas as ações são empreendidas pelos próprios alunos em diferentes cursos de graduação da Saúde, do Direito e da Psicologia, sob a observação de coordenadores e professores. Em 2016, foram 591.668 pacientes atendidos em todas as unidades, de forma gratuita, exceto no atendimento em Fisioterapia na Clínica Pompeia (zona Oeste de São Paulo), nos hospitais veterinários e na confecção de próteses e implantes dentários, onde os valores cobrados são apenas do material utilizado.

Os atendimentos caracterizam-se pelo uso responsável, em prol da comunidade, de uma prática profissional capacitada e baseada em conhecimentos acadêmicos. A Universidade Paulista estabelece uma relação de reciprocidade com os usuários, na qual é possível diagnosticar necessidades específicas ao mesmo tempo em que capacita o aluno para o mercado de trabalho.

Como a procura é grande, pode haver fila de espera, mas todos são atendidos. As pessoas que procuram os serviços oferecidos pela UNIP fazem um cadastro, participam de uma triagem e, posteriormente, são chamadas. Exceção é feita aos atendimentos de urgência de algumas modalidades.

SEGUE A RELAÇÃO COMPLETA DOS SERVIÇOS OFERECIDOS

CLÍNICAS DE ODONTOLOGIA

As Clínicas de Odontologia da UNIP atendem adultos e crianças interessados em tratamento regular, de acordo com a especialidade, ou de urgência (pacientes com dor). São oferecidos os serviços de restaurações, tratamentos de gengiva e canal, além de cirurgias, prevenção e obtenção de diagnósticos de doenças bucais.
Após o tratamento inicial, o paciente é encaminhado para a especialidade e, caso não haja vaga para atendimento imediato, ele é inscrito em um cadastro e avisado quando houver disponibilidade.
O serviço é gratuito, com exceção para implantes e próteses, porém com valores diferentes dos praticados pelo mercado.
Somente em caso de urgência o paciente deve dirigir-se diretamente à Clínica. Para tratamento por especialidade, deve primeiramente entrar em contato por telefone, para saber quais especialidades têm vagas disponíveis e, assim, inscrever-se em triagem.

PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A Clínica de Odontologia da UNIP também atende pacientes com necessidades especiais – adultos ou crianças – interessados em tratamento odontológico. Fazem parte do grupo de pacientes com necessidades especiais aqueles que apresentam alguma doença ou situação clínica que exija atendimento odontológico diferenciado: portadores de doenças infectocontagiosas como HIV/Aids, hepatites virais, doenças sistêmicas, transplantados, paralisia cerebral e outras síndromes e patologias.
A inscrição para a triagem é feita pelo telefone. O paciente será inscrito em um cadastro e avisado quando houver a disponibilidade.

CLÍNICAS DE NUTRIÇÃO
O Laboratório de Avaliação Nutricional da UNIP é voltado a pessoas interessadas em adquirir qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável. Para tanto, mediante o histórico clínico do paciente, professores e alunos do curso de Nutrição realizam uma avaliação nutricional e indicam a conduta terapêutica a ser adotada.
É feito um plano alimentar individual e o paciente é acompanhado quinzenalmente. Mensalmente, é realizada uma Bioimpedância, a fim de verificar a composição corporal (massa magra, gordura corporal e líquidos). Além disso, são feitas avaliações das dobras cutâneas e a tradicional verificação de peso e altura. Pode haver fila de espera. O atendimento é gratuito.

LABORATÓRIOS-ESCOLA – BIOMEDICINA
O atendimento nos Laboratórios-Escola de Biomedicina da UNIP contempla as áreas das Análises Clínicas e realiza exames como Hematologia, Parasitologia, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia. O serviço é gratuito.

CLÍNICAS DE ENFERMAGEM
As Clínicas de Enfermagem da UNIP oferecem gratuitamente consultas periódicas, visando à promoção de saúde e à prevenção de agravos. São realizadas palestras educativas, orientações de condutas terapêuticas em Enfermagem e oferecidos serviços como curativos, controle de glicemia capilar e de pressão arterial, acompanhamento de desenvolvimento infantil, entre outros.

CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA
O atendimento nas Clínicas de Fisioterapia da UNIP envolve as áreas de fisioterapia neurológica, fisioterapia ortopédica e traumatológica, hidroterapia, fisioterapia preventiva, fisioterapia cardiorrespiratória, fisioterapia em saúde da mulher, fisioterapia geriátrica e gerontológica e fisioterapia esportiva.
Ao procurar a clínica, o paciente deve apresentar um encaminhamento médico. É feita uma triagem e pode haver fila de espera. O atendimento é gratuito, com exceção da Clínica Pompeia.

HOSPITAL VETERINÁRIO
O Hospital Veterinário da UNIP oferece um atendimento amplo para animais de pequeno e médio porte. A consulta, visando o atendimento clínico ou cirúrgico (ambulatorial), pode ser marcada pessoalmente ou pelo telefone. No caso de urgências (animal com dor) e emergências (risco de morte), o proprietário do animal deve dirigir-se diretamente ao Pronto Atendimento do Hospital. O atendimento não é gratuito, mas a preços populares.

CENTROS DE PSICOLOGIA APLICADA (CPAS)
Os Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico a crianças, adolescentes e adultos que apresentam transtornos comportamentais, afetivos edificuldades de aprendizagem, entre outros. São oferecidos serviços de Aconselhamento Psicológico, Atendimento a Famílias e Casais, Psicodiagnóstico e Psicoterapia. A pessoa interessada deve agendar um horário e aguardar a chamada para atendimento.

ESCRITÓRIO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA (EAJ - UNIP)
O Escritório de Assistência Jurídica da UNIP presta serviços gratuitos a pessoas que, comprovadamente, não tem condições financeiras para arcar com honorários advocatícios e despesas judiciais.
Os serviços prestados pelo EAJ compreendem orientações jurídicas em todos os segmentos do Direito, tanto na esfera extrajudicial quanto na judicial, com ênfase na promoção de ações na área Civil e da Família.
O usuário interessado deverá se dirigir ao EAJ mais próximo de sua residência nos dias e horários indicados para plantão. Na oportunidade, ele deverá estar munido de seus documentos pessoais. Não há a necessidade de prévio agendamento. No plantão, será atendido por advogados orientadores e estagiários por eles supervisionados. Na hipótese da adoção de alguma providência jurídica, será feita uma triagem. Normalmente, devido ao elevado número de demandas, os EAJs contam com uma fila de espera. Todos são atendidos observando-se critérios de urgência e de ordem cronológica.

ANEXO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL
A UNIP estabeleceu convênios com o Tribunal de Justiça de São Paulo para que fossem instalados Anexos do Juizado Especial Cível, em alguns de seus campi, compondo, assim, as inúmeras atividades prática dos Núcleos de Prática Jurídica de seus cursos de Direito.
A Universidade fornece a estrutura física e os funcionários e o Tribunal designa juízes e serventuários para o Cartório Judicial. O intuito da parceria foi desafogar o Judiciário e fornecer um atendimento mais célere às pessoas que têm intenção de ingressar com ações e, ao mesmo tempo, fazer com que o acadêmico do curso de Direito tenha a vivência prática necessária para preparação do egresso.
A prestação do serviço é totalmente gratuita, entretanto, nos Anexos, as causas devem ter o valor estipulado em no máximo 40 salários mínimos, ou seja, a pretensão da pessoa não pode ser um valor superior a esse determinado por lei. Causas de até 20 salários mínimos não necessitam de advogado.
O horário de funcionamento, via de regra, é das 12h às 18h. O interessado fornece seu nome e RG na portaria do Anexo, recebe uma senha e é encaminhado para a triagem para verificar o tipo de ação e a documentação necessária. É importante que ele leve toda a documentação que possui. Após essa etapa, é elaborada a petição inicial (pedido) e marcada uma audiência de conciliação. O volume de pessoas atendidas é muito grande e, portanto, costuma haver filas.

OS ATENDIMENTOS DA UNIP EM NÚMEROS
O Instituto de Ciências da Saúde da UNIP – que abrange, entre outros, os cursos de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição e Medicina Veterinária – disponibiliza 81 pontos de atendimento à comunidade. Em seus 27 campi, distribuídos por São Paulo (capital e interior), Brasília, Goiânia e Manaus, a UNIP contabiliza:
? 21 clínicas de Enfermagem; 7 de Odontologia; 19 de Fisioterapia; 11 de Biomedicina e 21 de Nutrição.
? Na cidade de São Paulo, Bauru, Campinas e São José dos Campos, são dedicados à população 4 Hospitais Veterinários, com estrutura para realizar atendimentos clínicos e emergenciais de animais de pequeno e médio portes, exames e cirurgias a preços populares.

Já o Instituto de Ciências Humanas, que responde, entre outros, pelo curso de Psicologia, dispõe de 22 Centros de Psicologia Aplicada (CPAs), distribuídos na capital, no interior do estado de São Paulo e em Brasília, Goiânia e Manaus.

Para desafogar o Judiciário e ao mesmo tempo atender qualitativamente às necessidades da população, o Instituto de Ciências Jurídicas da UNIP – com abrangência igualmente em São Paulo, Brasília, Goiânia e Manaus – oferece:
? 26 Escritórios de Assistência Jurídica (EAJ);
? Excepcionalmente na capital paulistana, 7 (sete) Anexos do Juizado Especial Cível funcionam em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Os 591.668 atendimentos feitos pelos universitários em 2016 estão assim distribuídos:
? 240.486 nas Clínicas de Enfermagem;
? 117.261 nas Clínicas de Odontologia;
? 103.604 nas Clínicas de Fisioterapia;
? 32.668 nas Clínicas de Biomedicina;
? 17.361 nas Clínicas de Nutrição.
? 29.660 nas Clínicas de Psicologia
? 29.530 nos Escritórios de Assistência Jurídica;
? 21.098 no Hospital Veterinário (2016/início de 2017)

Por MASSmedia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6232 dias no ar.