NOTÍCIA ANTERIOR
Solidão pode ser tão nociva quanto o cigarro, diz especialista
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nova cirurgia corrige problema de feto ainda na barriga da mãe
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/02/2009 | Saúde e Ciência
Atenção quanto à alimentação no carnaval
Na época do carnaval, as festas, as danças e as viagens garantem muita diversão. Toda essa folia vem acompanhada de exageros e, frequentemente, de um gasto muito alto de energia. Para acompanhar a folia é precisa se cuidar adequadamente. E para isso, nada melhor que uma boa alimentação.

A nutricionista clínica do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama (HMCG), Christiane Bergamasco, deu algumas dicas de alimentação fundamentais para não estragar o carnaval. “Para manter o pique sem se cansar ou passar mal, é necessário que a alimentação e a hidratação sejam adequadas nos dias que antecedem e que se mantenham durante e depois do carnaval", garante.

E a energia vem de onde? Segundo a nutricionista, a tão necessária energia vem dos alimentos à base de carboidratos como pães, arroz, macarrão e cereais. Frutas, legumes e verduras também são alimentos indicados, sendo ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, e caracterizados como refrescantes. Folhas verdes e legumes crus devem ser consumidos à vontade, tendo cuidado com os molhos para tempero, preferindo o azeite, limão, mostarda, vinagre e ervas.

Em contrapartida, deve evitar os alimentos gordurosos. Eles são muito calóricos e possuem digestão e absorção lenta, podendo gerar indisposição e cansaço. "Alguns exemplos são feijão, lentilha, couve-flor, milho, melancia, entre outros, que podem causar desconforto gástrico", explicou a nutricionista.

Hidratação

Outro ponto bastante importante é a ingestão de líquidos. “Tão importante quanto obtenção de energia, a hidratação deve ser adequada para evitar a desidratação e a elevação da temperatura (hipertermia). Durante a folia, há muita perda de líquidos pelo suor. O cuidado com a hidratação evita a fadiga muscular, sendo necessário beber bastante líquido como água, sucos, isotônicos, água de coco e chás", disse.

O procedimento de hidratação é simples. “É recomendado que a pessoa inicie a hidratação 24 horas antes da festa, consumindo no mínimo 2500 ml e mantenha durante a festa a ingestão de líquidos a cada 20 minutos, evitando tomar grandes quantidades, para evitar desconforto gástrico. Após a festa, o folião deverá manter os cuidados com a hidratação nas próximas 24 horas”.

Em relação às bebidas alcoólicas, Christiane faz questão de ressaltar a cautela que o folião deve ter. “Muito cuidado com o álcool. Em excesso provoca ressaca, náuseas, distúrbios gástricos e aumentam a diurese, agravando a perda de líquidos do organismo. Além disso, possuem alto teor calórico”, explica.



Por DGABC - eladela.com.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.