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DATA DA PUBLICAÇÃO 19/04/2013 | Veículos
Até 90 mil veículos do ABCD terão de passar por inspeção
Até 90 mil veículos do ABCD terão de passar por inspeção Número de veículos da Região que se dirige até a Capital pelo menos 120 dias por ano corresponde a quase 6% da frota. Foto: Adonis Guerra
Número de veículos da Região que se dirige até a Capital pelo menos 120 dias por ano corresponde a quase 6% da frota. Foto: Adonis Guerra
Inspeção veicular terá de ser feita na Capital, para onde esse volume se dirige 120 dias por ano

Uma mudança na lei de inspeção veicular sancionada no dia 12 de abril pelo prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT), vai afetar ao menos 90 mil proprietários de veículos que saem todos os dias do ABCD com destino à cidade de São Paulo. A partir de 2014, os carros licenciados em outras cidades, que circulam ao menos 120 dias por ano na Capital, também passarão pela vistoria.

Uma pesquisa domiciliar de origem e destino da Região Metropolitana de São Paulo realizada pelo Metrô entre 1997 e 2007, que analisou o número de viagens realizadas por residentes das cidades da Grande São Paulo – inclusive o ABCD – com destino a São Paulo usando autoóvel, táxi e moto, pode dar uma estimativa de quantos veículos seriam obrigados a fazer a inspeção.

“O Metrô faz esse estudo a cada 10 anos, desde 1967, para subsidiar os planos e projetos de transportes da Região Metropolitana. Em 2007, o total de veículos que saíam do ABCD para a Capital era de 78.197 veículos. Vendo a evolução das viagens motorizadas dessa Região entre 1997 e 2007, a estimativa é que hoje o número de veículos indo para São Paulo esteja em torno de 90.000”, explicou Humberto de Paiva Junior, professor de Transportes e Mobilidade Urbana da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Em fevereiro de 2013, o ABCD tinha 1.539.134 veículos, de acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o que significa que 5,8% da frota regional teria de fazer as inspeções todos os anos.

Trabalho - Ainda de acordo com o estudo, em 2007, diariamente 109.476 pessoas ocupavam os veículos do ABCD rumo à Capital, sendo que a grande maioria (75,7%) se deslocava para trabalhar, apenas 6,6% para estudar, 1,2% para ir ao médico e 2,7% para lazer. “É razoável esperar que em cinco anos as razões não tenham mudado muito”, lembra Paiva Júnior.

Em 2009, o governo estadual elaborou projeto de lei que institui a inspeção veicular em todo o Estado. “O projeto deveria estar funcionando neste ano em 100 municípios, mas até hoje nada saiu do papel. Essas inspeções são uma forma de garantir a manutenção correta do veículo e baixas emissões de poluentes,” disse o professor.

O projeto de lei já passou por todas as comissões da Assembleia Legislativa e está pronto para votação, mas encontra-se parado e sem previsão de ser apreciado. O motivo é uma briga entre governo e oposição. O PT defende a inspeção em todo o Estado, mas o PSBD quer restringir a medida apenas à Grande São Paulo.

Radares vão fazer a fiscalização

A Prefeitura de São Paulo estabeleceu que 582 radares que hoje flagram quem fura o rodízio fiscalizarão a inspeção veicular. A estimativa é que cerca de 1 milhão de veículos emplacados em outras cidades circulem por dia na Capital. O valor atual da taxa de inspeção é de R$ 47,44.

Em 2014, pagarão a taxa só os veículos reprovados e os emplacados fora da Capital. Os com até três anos de fabricação não precisarão fazer a inspeção. Os com idade entre quatro e nove anos terão vistoria a cada dois anos.

A partir de dez anos de fabricação, todos os veículos movidos a diesel (independente do ano) terão de passar por inspeção anual. O serviço da inspeção, hoje feito pela Controlar, será assumido por outras empresas que serão credenciadas após serem escolhidas por licitação.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
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