NOTÍCIA ANTERIOR
III Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ozelito é expulso do PSB e pode perder o mandato
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/08/2011 | Cidade
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Danças folclóricas introduzidas pelos africanos e indígenas no Brasil, como a catira, o samba de raiz e a capoeira, entre outras, estão sendo ensinadas aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mauá, ao longo do segundo semestre de 2011.

Inserir no cotidiano escolar a musicalidade e o movimento dos ritmos das diversas culturas presentes no país faz parte do projeto Ritmos do Brasil, uma iniciativa da Secretaria de Educação de Mauá, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial.

“A legislação nacional prevê que a Educação incorpore no currículo as manifestações e os conhecimentos dos povos que são matrizes da sociedade brasileira”, explicou a secretária de Educação, Margaret Franco Freire.

Para a coordenadora de Igualdade Racial, Maria Elisabeth Rosa Santos, a diversidade é fundamental. “Conviver com o meu semelhante, que é diferente de mim, me acrescenta valores”, ressaltou.

De acordo com a Convenção Internacional da Diversidade Cultural, da Unesco, os saberes populares indígenas, africanos e afrobrasileiros são considerados patrimônios imateriais.

O projeto Ritmos do Brasil foi criado em 2009. Naquele ano, os estudantes aprenderam sobre a dança e o canto da catira, ritmo musical marcado pela batida dos pés e das mãos. Já no ano passado, o projeto levou as escolas de samba para as salas de aula.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.