NOTÍCIA ANTERIOR
Britânico de 13 anos não é o pai de filha de adolescente de 15 anos, diz tablóide
PRÓXIMA NOTÍCIA
Morre ex-presidente argentino Raúl Alfonsín
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/03/2009 | Internacional
Às vésperas do G20, milhares protestam em Londres por ''um mundo mais justo''
Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Londres neste sábado, em um protesto pacífico, para exigir que os líderes mundiais, que na próxima quinta-feira se reunirão na cidade para a segunda cúpula do G20, "salvem as crianças, não os banqueiros".

Cerca de 35 mil manifestantes, segundo números da Scotland Yard, foram ao centro da capital inglesa, agitando bandeiras e cantando slogans, pedindo aos governantes das 20 maiores potências industrializadas e emergentes para "combater a pobreza e as mudanças climáticas" e criar "um mundo mais justo e equitativo".

A marcha foi convocada pela aliança "Put People First" ("Dê prioridade às pessoas", numa tradução livre), que reúne cerca de 150 organizações como sindicatos e grupos ambientalistas. É a primeira de dezenas de manifestações organizadas por ocasião do G20, que já colocaram a polícia britânica em estado de alerta.

Manifestantes de todas as idades e origens caminharam pacificamente, sem que tenha sido registrado qualquer incidente, informou a polícia.

Cantando, tocando tambores e apitos e agitando bandeiras e cartazes em todos os idiomas, os participantes do protesto se mostravam unidos em sua indignação contra o atual sistema e seus governantes.

"Os que governam revelaram sua ineficiência na hora de enfrentar os verdadeiros desafios, que são a pobreza, a fome, a desigualdade", disse à AFP Sandra Marinni, que veio de Roma para participar da marcha.

"Estamos aqui para enviar uma mensagem clara aos líderes do planeta: queremos um mundo melhor e mais justo", acrescentou a jovem.

Muitos denunciavam em especial os banqueiros.

"Nosso governo está mais preocupado em salvar os banqueiros do que em criar empregos e ajudar as pessoas", reclamou Barry Beckett, eletricista do norte de Londres.

Manifestações parecidas aconteceram neste sábado em outras capitais européias, como Paris e Berlim, também por ocasião da cúpula do G20 - que acontecerá no dia 2 de abril no Excel Centre, leste de Londres.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.