NOTÍCIA ANTERIOR
Na véspera do Enem, é hora de desacelerar ritmo de estudos
PRÓXIMA NOTÍCIA
OAB terá ''sistema de repescagem'' no próximo exame da Ordem
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/10/2013 | Educação
Às vésperas do Enem, milhões à beira de um ataque de nervos
Às vésperas do Enem, milhões à beira de um ataque de nervos O estresse na hora do exame é comum entre os estudantes e é o principal responsável pelo famigerado “branco” Foto: Andris Bovo
O estresse na hora do exame é comum entre os estudantes e é o principal responsável pelo famigerado “branco” Foto: Andris Bovo
Saber lidar com pressão nos dias da prova pode ser decisivo para conseguir bom desempenho

Saber lidar com o nervosismo na hora da prova pode ser o diferencial no resultado final em processos seletivos como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado neste fim de semana por mais de 7 milhões de estudantes em 1.161 cidades de todo o País. No Estado, são 1,1 milhão de inscritos que farão a prova em 1.273 locais. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não forneceu os números relativos ao ABCD.

O estresse na hora do exame é comum entre os estudantes e é o principal responsável pelo famigerado “branco”, que compromete o raciocínio e aumenta a tensão em um momento que exige calma e concentração.

ANSIEDADE

A psicóloga Rosemeire dos Santos Almeida explica que o “branco” é resultado da grande expectativa depositada sobre o candidato. “O vestibular é um momento de expectativa, é uma transição, como foi da infância para a adolescência, e toda transição requer amadurecimento. O branco nada mais é do que o medo do que vai acontecer dali para frente”.

Prestes a fazer a prova do Enem pela terceira vez, Sabina Souza, 20 anos, espera conseguir controlar a ansiedade na hora da prova. Aluna do cursinho comunitário GEB (Grupo Estudantil de Base), de Diadema, ela acredita que o nervosismo aparece por se tratar de um momento decisivo. “Bate aquela insegurança e o medo de não conseguir lembrar de tudo na hora da prova.”

Além de sair com os amigos para relaxar nos dias que antecedem o Enem, Sabina vai tentar uma nova estratégia neste ano. “O que vou fazer de diferente desta vez é que pretendo correr de manhã antes da prova, porque essa é uma hora que não penso em nada e consigo relaxar.”

No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração. No segundo dia, as provas são de linguagens, códigos, matemática e redação. O tempo aumenta para cinco horas e meia de duração.

Do total de estudantes inscritos, 4.052.038 já concluíram o ensino médio e 2.181.084 deles têm de 21 a 30 anos.

Estudantes aproveitam para revisar conteúdos

Danielle Rodrigues, 18 anos, fará o Enem pela primeira vez neste final de semana. A estudante tem aproveitado os últimos dias antes do exame para revisar o conteúdo e intensificar os exercícios. Mesmo com a aproximação do dia da prova, Danielle assegura que tem conseguido se manter tranquila. “Estou até assustada com a minha calma, mas na hora (da prova) eu não sei qual será a minha reação.”

Além de realizar atividades que ajudem a aliviar o estresse, antes da prova o candidato deve ter uma boa noite de sono e evitar alimentos pesados. Para o fundador do GEB, Renato Moreni, o aluno bem preparado consegue lidar melhor com o nervosismo por ter consciência de ter feito o melhor.

“O candidato deve ter em mente que o vestibular é uma prova importante, mas não será a prova da vida dele. Não será a primeira da vida dele nem será a última. Encarar com essa perspectiva acaba tirando um pouco da carga sobre ele”, aconselhou Moreni.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.