NOTÍCIA ANTERIOR
Roteiros de arrepiar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Glasgow: das sombras ao design
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/08/2009 | Turismo
As cinematográficas Highlands
A combinação de castelos, paisagens naturais cinematográficas, crenças celtas e lendas de bruxos, duendes e heróis confere às Terras Altas do Norte escocês um talento nato para as artes cênicas e literárias. Dizem que foi nas ruínas de Slains que Bram Stoker pensou em escrever Drácula. Fato é que as chamadas Highlands já serviram de palco ou inspiração para sucessos como Harry Potter, Coração Valente, Highlander e a lendária história do monstro do Lago Ness.

Para os amantes de Shakespeare, vale visitar o Castelo de Dunnottar, escolhido por Zefirelli para filmar Hamlet, e o Castelo de Cawdor, a Nordeste de Inverness, a capital informal das Highlands, onde o bardo em pessoa encenou o assassinato de Duncan por Macbeth.

Os aficionados pelo mundo mágico de Harry Potter, por sua vez, podem seguir a trilha do aprendiz de feiticeiro pela Glenfinnan Railway, nas West Highlands, onde foram gravadas cenas de "A Ordem da Fênix", ou visitar o Fort William e o Lago Arkaig para relembrar trechos do recém-lançado O Enigma do Príncipe, ainda em cartaz nos cinemas.

Ao mesmo tempo em que colocou a região em evidência, a série causou alguns prejuízos, como o incêndio no fictício Expresso de Hogwarts, que destruiu 50 mil árvores em Highland.

Dizem que foi em Edimburgo, aliás, que a autora J.K.Rowling criou Harry Potter enquanto trabalhava em cafés para recuperar-se de uma depressão.

Lago Ness - Passeios de carro, trem ou ônibus pelas Highlands também revelam pontos lendários do interior escocês. O mais emblemático de todos eles é, sem dúvida, o Lago Ness, que atraiu os holofotes do mundo por conta de um suposto monstro, apelidado de Nessie, que vez ou outra daria as caras em meio às águas escuras do lago.

As evidências científicas para a existência do misterioso habitante, descrito como uma espécie de dragão marinho, são quase nulas, mas as características do Ness colaboram para manter o mistério. Afinal, o lago abrange uma extensão de 56,4 quilômetros quadrados e chega a atingir 226 metros de profundidade. Para completar, a visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida para o lago através das redes de drenagem.

Ou seja, as incertezas e os relatos de quem garante ter visto a gigantesca criatura prevalecem para a alegria dos turistas. Assim como as dúvidas referentes à história do Santo Graal e os Cavaleiros da Távola Redonda. Em 2007, o historiador Adam Ardey publicou o resultado de uma pesquisa que indica que o lendário Rei Arthur e seu mago Merlin não eram ingleses, e sim escoceses.

A fama de berço de homens bravos e honrados é reforçada pelo filme Coração Valente na figura do obstinado William Wallace, guerreiro escocês que liderou seus compatriotas na resistência à dominação inglesa imposta pelo reinado de Eduardo I. Interpretado na telas por Mel Gibson, Wallace morreu exilado, mas chegou a vencer o exército inglês na Batalha da Ponte de Stirling, transformando-se em um herói pelos escoceses, símbolo da luta pela liberdade.

Ficção, histórias e discussões científicas à parte, a verdade é que o visual formado por vales glaciais, lagos, profundos, cumes que se elevam à beira do turbulento Atlântico e pedras de granito cobertas por plantas roxas e rosas gera mesmo um fascínio difícil de explicar apenas com a razão, levando muito turista a partir da Escócia fazendo coro ao verso de Robert Burns: "Meu coração está nas Highlands".

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6188 dias no ar.