NOTÍCIA ANTERIOR
Trilha de 76 km leva a chapada intimista
PRÓXIMA NOTÍCIA
Praias de Fernando de Noronha (PE) ganham lojas e lanchonetes
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/01/2013 | Turismo
Árvores australianas que ganharam fama nas mãos de artista aborígene são destruídas
Uma dupla de árvores do tipo "goma fantasma" do deserto australiano, que ficaram famosas em aquarelas do artista aborígene Albert Namatjira, foi destruída em um suposto incêndio criminoso, pouco antes de serem incluídas no registro de patrimônio nacional da Austrália.

Namatjira recebeu o crédito de levar as goma fantasmas, árvores nativas representadas nas histórias aborígenes e batizadas por sua casca branca que brilha ao luar, para a consciência de um público mais amplo como símbolo da identidade australiana.

A ministra do Progresso Indígena no Território Norte, Alison Anderson, disse que as duas árvores goma fantasma que aparecem em muitas das últimas obras de Namatjira foram encontradas reduzidas a cinzas alguns dias atrás.

"Em suas aquarelas, (Namatjira) levou a beleza da paisagem da Austrália Central para o mundo e ajudou a torná-la um símbolo da identidade australiana", disse Anderson. As autoridades acreditam que o incêndio foi deliberado.

Susan McCulloch, autora da Enciclopédia McCulloch da Arte Australiana, disse ao jornal "Sydney Morning Herald" que a destruição das árvores goma fantasma foi "pavorosa e um ato trágico de vandalismo cultural".

Nascido no Território Norte em 1902, Namatjira fez sua primeira exposição em 1938 e pintou pelas duas décadas seguintes, ganhando aclamação internacional antes de morrer em 1959.

Por G1 - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.