NOTÍCIA ANTERIOR
Estações do Grande ABC recebem obras de drenagem
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia investiga morte de mulher encontrada dentro de carro
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/08/2016 | Setecidades
Artistas se posicionam contra demolição da Fábrica de Sal
Artistas se posicionam contra demolição da Fábrica de Sal Foto: Claudinei Plaza/Reprodução
Foto: Claudinei Plaza/Reprodução
Em vídeos divulgados nas redes sociais, o humorista da TV Globo Marcelo Adnet e o criador do blog Não Salvo, Mauricio Cid, se posicionaram contra a aprovação do projeto de lei que permite a demolição da antiga Fábrica de Sal de Ribeirão Pires, para construção de shopping center. De acordo com os artistas, a proposta feita pelo prefeito do município, Saulo Benevides (PMDB), além de mostrar o desinteresse do poder público com o patrimônio histórico também deverá afetar moradores da cidade com a demolição de uma creche e da biblioteca localizadas no terreno.

Bastante criticada por políticos e integrantes da sociedade, a proposta de demolição da Fábrica de Sal tem sido mais uma das polêmicas do governo de Saulo. Embora o projeto tenha sido alvo de protestos de movimentos artísticos e moradores da cidade, o chefe do Executivo ainda mantém o texto tramitando na Câmara visando ter uma aprovação do documento após as eleições.

Morador da cidade, Emerson Muzeli, 44 anos, também diretor-geral do talk show Adnight da Rede Globo, foi o responsável por trazer o apoio dos artistas para lutar contra a demolição do patrimônio.

“Adnet é de São Caetano e tem carinho muito grande pela região. Estávamos tomando café e, quando comentei a situação, ele disse que queria fazer parte do movimento e se prontificou a gravar a mensagem. Ele é muito engajado com a questão da preservação da história e quando se fala de demolir um prédio histórico é porque não se conhece a história.”

No vídeo gravado pelo próprio diretor, o humorista incentiva a população da cidade a lutar contra o projeto. “A antiga Fábrica de Sal no município de Ribeirão Pires, no meu querido Grande ABC, está passando por um momento crucial. Imagina uma área que abriga uma escola infantil, uma praça, uma biblioteca, um casarão histórico do século 19 está correndo o risco agora de demolição para que seja construído naquele espaço um shopping center. Acontece que uma cidade sem história é uma cidade sem memória. Assine a petição (contra a proposta) e ajude a Ribeirão Pires nesse capítulo importantíssimo de sua história.”

Após viralizar nas redes sociais, responsáveis pela petição relataram aumento no número de pessoas envolvidas no movimento. “Quando postei o vídeo dele (na quarta-feira) nós tínhamos 157 assinaturas. Agora já estamos em 326”, relata a jornalista ambiental Ana Cíntia Guazzelli, 48. criadora da petição. A expectativa é a de que o documento consiga mais assinaturas até as próximas sessões. O Coletivo Sal da Terra também realiza atividades para barrar o projeto.

Segundo Muzeli, Mauricio Cid, criador do blog Não Salvo, também fez questão de gravar vídeo de apoio ao saber da história. “Eles se prontificaram a fazer. Não me considero ativista , mas conto com os amigos nessa hora”, ressaltou.

O Diário tentou contato com Marcelo Adnet, mas devido a compromissos, o humorista não conseguiu atender a equipe de reportagem.

Na semana passada, Saulo Benevides enviou novamente ao Legislativo mais uma vez projeto para a construção do shopping center. Entretanto, o novo texto tem uma alteração que exclui a estrutura da antiga Fábrica de Sal, dando a entender que o prédio não será demolido, mas ainda propõe concessão gratuita da extensão do terreno por 99 anos.

Na avaliação do vereador Renato Foresto (PT), o prefeito do município tem feito de tudo para conseguir adesão dos demais parlamentares ao projeto. “Eles querem postegar a votação para depois da eleição para não comprometer ninguém”, relata.

Na semana passada, por exemplo, a votação foi cancelada com a justificativa de que o governo não conseguiu votos suficientes para aprovação do projeto.

Por Daniel Macário e Vanessa de Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.