NOTÍCIA ANTERIOR
Hong Kong festeja o outono
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ao som das cordas
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/09/2007 | Turismo
Artesanato e história
Para chegar no centro, onde a história de Curitiba começa, o circular turístico irá passar por mais dois parques – o Tingüi e o Barigüi, onde fica o Museu do Automóvel.

Também se cruza o memorial ucraniano, o Portal Italiano, o bairro Santa Felicidade (de italianos) e a torre panorâmica Brasil Telecom, única torre telefônica do Brasil com mirante para visitação, com 109,5 metros de altura.

O próximo ponto é o Setor Histórico, que abriga as ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, construção que nunca foi concluída. Durante o dia, é o local mais agitado da cidade. A arquitetura colonial traz um clima diferente do bate-papo descontraído nas mesas dos bares e restaurantes que rodeiam a praça principal. Para almoçar, vale a pena ficar no Bar do Alemão.

Para quem gosta de compras, o centro também é o melhor lugar, pois é rodeado de antiquários e de lojas de artesanato e decoração. Ao domingos, das 9h às 14h, há a tradicional feirinha do Largo da Ordem, cheia de badulaques.

É o ponto de encontro dos curitibanos, mas em relação ao artesanato, é bem mais simples que a de Belo Horizonte, em Minas Gerais, ou a da praça Benedito Calixto, em São Paulo. Também aos domingos, pela manhã, há uma missa na Igreja do Rosário dedicada aos turistas.

Para conhecer um pouco mais a história da cidade, é interessante visitar o Memorial de Curitiba, a Igreja de São Francisco (construção nunca concluída) e a Fundação Cultural de Curitiba.

A pé - Do Setor Histórico é possível visitar outros pontos turísticos a pé, como a Praça Tiradentes – o marco zero da cidade –, e a Rua das Flores, com opções gastronômicas e lojas.

Um pouco mais afastados, estão outras duas atrações culturais importantes para a cidade. O primeiro é o Museu Ferroviário, construído na antiga estação, mostra parte da história ferroviária do País. No mesmo local funciona um shopping, que abriga o Museu da Farmácia, o Museu do Perfume e o Teatro de Bonecos.

O Teatro Paiol é um antigo paiol de pólvora, de 1906, que foi transformado, em 1971, em um teatro de arena e batizado por Vinícus de Moraes.

Anote o número de um rádio táxi, pois são mais em conta que os táxis que se chamam nas ruas. De madrugada os rádio-táxis funcionam com bandeira um.

Por Priscila Dal Poggetto - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.