NOTÍCIA ANTERIOR
Os gigantes notáveis de Mauá – moradores ilustres da cidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá pagará R$ 21,94 na almôndega
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/09/2016 | Cidade
Artes Visuais: a representatividade em Mauá
Artes Visuais: a representatividade em Mauá Artes Visuais: a representatividade em Mauá – o muralista Emeric Marcier, em visita à sua obra, em 1975
Artes Visuais: a representatividade em Mauá – o muralista Emeric Marcier, em visita à sua obra, em 1975
Mauá possui diferentes obras artístico-culturais, importantes artistas das artes visuais contribuíram para o enriquecimento cultural da cidade.

Acesse o artigo original em www.pajuamigo.com

Responsável pela pintura da Capela do Hospital Imaculada Conceição, Santa Casa de Misericórdia, Emeric Marcier é um dos que merecem destaque. O pintor romeno é o criador dos murais em afresco das representações bíblicas da capela e possui uma técnica muito precisa. A principal influência do artista é o expressionismo, onde se notam claramente traços inspirados em Pablo Picasso. A leitura artística de Marcier de cenas do Velho Testamento nas paredes da Santa Casa é reconhecidamente uma das mais importantes obras de mural religioso existentes no Brasil. De acordo com historiadores, a pintura da Capela foi a primeira grande obra do pintor, que posteriormente se tornaria um dos principais nomes da arte sacra contemporânea nacional.

Outro artista que foi um notável em sua arte na cidade de Mauá, foi o gravurista Hans Sulliman Grudzinski. O esloveno com ascendência russa, chegou à cidade fugindo da guerra, conseguiu uma locação na indústria Porcelana de Mauá e então pode desenvolver o seu talento. Grudzinski foi o responsável pela implementação da porcelana fina no Brasil. O trabalho do gravurista em chapas de metal e modelador de porcelanas ganhou proporções industriais e o esloveno se empenhou em fazer cursos e aprimorar técnicas para melhorá-lo. Diversificado no tema, suas gravuras iam de temas como futebol até os religiosos e alcançaram sucesso internacional. Várias de suas obras se encontram hoje no acervo da Pinacoteca de Mauá.

Figura importante na arte visual do ABC paulista, Aluíso Domingos dos Santos foi um importante artista plástico atuante no carnaval mauaense. Assumindo a posição de carnavalesco, foi responsável pela confecção das mais bonitas alegorias do carnaval da cidade, o que levou ao título em 1979. Ganhou visibilidade com suas telas após uma visita do primeiro secretário da Embaixada da Nigéria em seu ateliê em Mauá, quando várias de suas obras foram enviadas para países africanos e expostas em diferentes locais. A temática da consciência negra foi um dos principais motivos para o sucesso do artista que possuía um estilo único com traços surrealistas, do abstracionismo e da escola clássica.

ACESSEwww.pajuamigo.com

Por Fabiane Mariano - www.pajuamigo.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.