NOTÍCIA ANTERIOR
Campos do Jordão deve receber 80 mil turistas no feriado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feira de malhas em Minas
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/05/2008 | Turismo
Arte do Nordeste
Os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe vão muito além das belas paisagens de praias e mar azul e verde reluzente, com temperaturas que são um convite ao mergulho.

Em todo o Nordeste, o artesanato é um dos pontos fortes. As areias coloridas modeladas dentro de garrafas de todos os tamanhos em Fortaleza, as rendas primorosas de filé de Maceió em peças como toalhas, redes e roupas são somente alguns exemplos dos talentos de artistas ao longo daquela localidade.

Para conferir estas e outras preciosidades do artesanato nordestino, o Centro de Convenções de Pernambuco abrigará entre os dias 13 e 15 de junho a 3ª MIT (Mostra Internacional de Turismo).

O evento, que será aberto ao público, reunirá cerca de 9.000 peças de 18 artesãos. O objetivo é mostrar o Projeto de Desenvolvimento da Produção Artesanal Associada ao Turismo, como uma forma de divulgar, desenvolver, adequar e agregar valor à produção artesanal nos nove Estados nordestinos.

Produção - Do Estado de Alagoas, além da renda de filé, feita em Maceió, será possível conferir artigos produzidos a partir da fibra de bananeira, de Maragogi; palha de ouricuri, de Penedo; e os utensílios de coco e fuxico de São Miguel dos Milagres.

Do Ceará, na região de Cariri, os destaques vão para as peças de cerâmica, palha de milho, couro e madeira.

O buriti, planta da família das palmáceas e predominante em uma extensa área que cobre quase todo o Brasil central e o Sul da planície amazônica, estão presentes nos artigos do Estado do Maranhão, nas cidades de Alcântara, Tutóia e Paulino Neves.

O grude, um bolinho à base de mandioca, é o destaque do município de Extremoz, no Rio Grande do Norte. Objetos feitos de junco são o carro-chefe em Parnamirim e artigos elaborados com coco e cabaça estão entre os itens produzidos em Tibau do Sul, todos no mesmo Estado.

De Olinda e Gravatá, em Pernambuco, o destaque vai para os utensílios confeccionados com madeira. Em Igarassu, artistas usam o coqueiro como matéria-prima, e em Caruaru a atração são as peças em cerâmica.

Informações - MIT - (0xx81) 3427-8000 ou www.mit-pe.com.br
Os ingressos custam de R$ 2 a R$ 5.

Por Christiane Ferreira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.