NOTÍCIA ANTERIOR
Delícias mineiras no cardápio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festa da uva e do vinho
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/02/2008 | Turismo
Arraial do Cabo
“Dia de luz, festa de sol, e o barquinho a deslizar no macio azul do mar.” É impossível visitar a cidade de Arraial do Cabo, localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e não lembrar da música O Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. A apenas 140 Km do Centro carioca, a costa paradisíaca – com dunas, restingas, praias e lagos – é conhecida como a capital do mergulho, por causa de suas águas cristalinas e de uma cor incomparável.

Quem visitar a cidade não pode deixar de passar pelas praias mais famosas: Praia do Forno, a dos Anjos – onde fica o porto e de onde saem os passeios de barco –, a Praia Grande e as prainhas.

Estas últimas, que são duas praias separadas por uma pedra e se tornam uma só enseada quando a maré está cheia, embora de difícil acesso, são as que mais valem a pena. A beleza do lugar faz alguns chamarem o local de Caribe Fluminense.

O único problema é que, por ficar próximo a Cabo Frio, as águas são muito geladas. Mas nada que a temperatura média de 25º C no verão e de 23º C no inverno não resolvam.

Passeios
Se você acordar e, ao abrir a janela, visualizar um lindo dia de sol, para aproveitar o dia nada melhor do que um passeio de barco pelas praias de Arraial. Do porto saem, diariamente às 10h, embarcações que prometem passeioscom duração de aproximadamente três horas pela orla. O preço médio é de R$ 25 por pessoa.

É neste trajeto que o turista pode conhecer a Praia do Farol, na qual só se pode ficar durante 40 minutos, por ser Área de Proteção Ambiental.

Em seguida, a embarcação passa pela Fenda de Nossa Senhora, pela Gruta Azul, Farol Novo e finaliza o passeio na praia do Forno, onde há um restaurante flutuante e pode ser feito mergulho.

Mais ao final da tarde, a dica é subir ao Pontal do Atalaia, localizado a 2 km do Centro da cidade. Lá é possível avistar, além de um belo pôr-do-sol, praias, ilhas e até mesmo a Lagoa de Araruama.

Viagem ao fundo do mar

Se a idéia é ver navios naufragados e uma variedade enorme de peixes, nada melhor do que mergulhar nas lindas praias de Arraial do Cabo.

A prática realizada na cidade se divide em quatro níveis: básico, avançado, dos naufrágios – já foram catalogados 88 em Arraial – e das grutas submarinas.

Embora existam diversos pontos para se realizar o esporte – um deles a Praia do Forno –, é recomendado que até mesmo os turistas de nível avançado sejam acompanhados de um profissional experiente. Existem também no local diversos cursos, alguns de cinco aulas, para quem quer apenas experimentar a sensação.

A chamada parte de fora de Arraial é a preferida dos mergulhadores que visitam a região. É na Ponta Leste que estão o naufrágio da fragata D.Paula, que fica na ilha dos franceses; o naufrágio do Thetis, no saco dos ingleses; e o naufrágio do Harlingem, na fenda das mulheres.

Caso não leve equipamento, é fácil encontrar pela cidade lojas especializadas, com aparatos para todos os gostos. As saídas para os mergulhos são feitas tanto de dia quanto à noite.

As atrações da vizinha Búzios

Se você for para Arraial do Cabo e conseguir conhecer toda a cidade, por que não aproveitar para visitar as belezas vizinhas? Uma das opções é a badalada Búzios, que fica a apenas 30 minutos.

Com mais de 20 praias, o balneário é conhecido também por suas belezas naturais e pela quantidade de famosos que circulam pela orla.

O passeio pode começar pela Rua das Pedras, local onde há um grande número de lojas de artesanato. É lá também onde dá para apreciar uma estátua de pescadores na água e a do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que costumava passear na cidade.

Outra figura famosa é a de Brigitte Bardot, que fica entre as ruas das Pedras e dos Ossos. A imagem foi feita em homenagem à visita da atriz, na década de 1960, que se apaixonou por Búzios.

Entre as praias mais famosas, que não podem deixar de ser visitadas ainda que rapidamente, estão a Ferradurinha, João Fernandinho, a Azeda e a Azedinha, a de Geribá e a Tartaruga.

Por Miriam Gimenes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.