NOTÍCIA ANTERIOR
Cearense: na rota das falésias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tempo de pinhão
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/05/2009 | Turismo
Arborizada e planejada, Goiânia se destaca por parques e museus
Selecionada na lista dos 65 destinos que promovem o desenvolvimento turístico regional, segundo o Ministério do Turismo, Goiânia mistura características de uma cidade do interior com as de um grande centro urbano, com 1,250 milhão de habitantes.

Localizada no coração de Goiás, a cidade, fundada em 1933 para substituir a antiga capital do Estado, também Goiás, teve sua construção planejada, o que, desde o princípio, privilegiou a vegetação. O município é considerado a área urbana mais verde do país e a segunda no mundo, perdendo apenas para Edmonton, no Canadá.


São mais de 22 parques e bosques municipais, como o parque Sullivan Silvestre - Vaca Brava (avenidas T-3, T-5, T-10, T-15 e r. 66, entre os bairros de St. Bueno e Jd. América) e o bosque dos Buritis (al. dos Buritis, no setor oeste).

Reserva de proteção das nascentes do córrego Vaca Brava, o primeiro parque possui pista de cooper iluminada e lago com pedalinhos, onde são criados peixes ornamentais. Com uma área de 124.800 metros quadrados, o bosque dos Buritis se destaca também por abrigar o Museu de Arte de Goiânia, o Centro Livre de Artes, o Monumento à Paz e uma fonte que pode jorrar água a 60 m de altura, uma das maiores da América do Sul. Recém-reformado, o bosque conta também com três lagos artificiais.

Arquitetura, cultura e compras

Inspirado nas cidades-jardins do urbanista Ebenezer Howard, o projeto arquitetônico de Goiânia se destaca pelo uso de formas geométricas, sendo um grande acervo de construções do estilo denominado "art déco", como a pça. Cívica e a estação ferroviária Praça do Trabalhador, ambas no centro.

A cultura também encontra espaço na cidade em lugares como o Centro Cultural Oscar Niemeyer (rod. GO-020, próximo ao shopping Flamboyant), conjunto arquitetônico que leva a assinatura de Oscar Niemeyer e é composto por quatro edifícios, com um teatro, um memorial, um museu e uma biblioteca. Com um rico artesanato e novas grifes, Goiânia também é o paraíso das compras. Mulheres de todo o Brasil costumam frequentar a feira da Lua, buscando roupas e acessórios a preços populares (aos sábados, das 17h às 22h, na pça. Tamandaré, St. Oeste, tel. 0/xx/62 3524-1320).

Por Alberto Pereira Junior - Folha Online / Agora
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.