NOTÍCIA ANTERIOR
Londres cobrará ingresso para público entrar no Parque Olímpico
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nike vestirá o Brasil na Olimpíada de Londres
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/02/2012 | Esportes
Aramaçan vai do remo a clube-empresa
Aramaçan vai do remo a clube-empresa  Complexo esportivo conta com estrutura que impressiona. Foto: Andris Bovo
Complexo esportivo conta com estrutura que impressiona. Foto: Andris Bovo
Clube andreense tem como meta investir para o Rio-2016

O Clube Atlético Aramaçan, de Santo André, nasceu no dia 6 de agosto de 1930 (completa em breve 82 anos) predestinado a ser vitorioso. Do antigo lago, aterrado anos mais tarde, na parte baixa da Vila América, uma equipe do remo fundou o que se convencionou a chamar hoje de o maior clube-empresa do ABCD.

O clube gera recurso anual financeiro de R$ 16 milhões, tem 272 funcionários, prédio social de quatro andares, salões diversos, academia, dois ginásios sociais e 32 modalidades, quatro campos de futebol com grama sintética, quadras de vôlei e basquete, quadra de tamboréu, restaurante e lanchonetes. Área: 40 mil m2. Preço do título: R$ 3 mil. Inadimplência de sócios: 3,5% (menor índice dos clubes da Região).

O Aramaçan chega a 2012 com sete mil associados, banca o maior campeonato interno de futebol (Pé na Bola) de clubes que se tem notícia no País, com sete mil sócios, sendo que cada um tem dois ou três dependentes. Na história do clube, importantes gestores empresariais e políticos da cidade passaram pela diretoria.

Se não bastasse, o atual presidente do Aramaçan, empresário José Eduardo Barbosa, promete muito mais: na categoria entidade particular, prepara-se com todos os esforços e “know-how” para altos investimentos de olho nas delegações para treinamentos e aclimatações antes dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, escolhido pelo CO (Comitê Organizador) como um dos 172 locais adequados e com equipamentos esportivos num fato histórico na vida do clube. Todos os campos também iluminados e aí com verba do governo federal com meta voltada aos Jogos.

Na Vanguarda

“O Aramaçan sempre esteve na vanguarda dos clubes sociais do ABCD pelo braço do futebol, que dura de março a dezembro, e traz dezenas e dezenas, para não dizer às vezes centenas, de famílias ao clube. Hoje a Região tem ótimos clubes como o Mesc, São Caetano EC, Industrial, Independente, Ribeirão Pires, mas o histórico do Aramaçan é forte, tem camisa, diretores que administram o clube como qualquer empresa de porte, quase 300 funcionários, fora os terceirizados”, ressalta Barbosa, que há cerca de 40 anos está ligado à entidade como sócio ou como dirigente.

Em 2010, foi lançado o “Livro de Ouro” e no ginásio Poliesportivo já passaram bandas (Titãs, Roupa Nova, RPM, Capital Inicial e Barão Vermelho), shows e cantores de Roberto Carlos, Vinicius de Moraes, Fábio Júnior a Milionário e José Rico, Chitãozinho e Xororó, entre tantos.

Verão: em alta

O supervisor Maurício Camargo e o gestor de esporte Rubens Darosi, homens fortes da diretoria, afirmam que o Aramaçan, no verão, chega a trazer cinco ou seis mil sócios num final de semana. “Se você aparecer aqui às 7h da manhã, num domingo, vai encontrar inúmeros sócios com os filhos que vão disputar o Pé na Bola”, lembra. Camargo. Nos bastidores do clube, já não se fala outra coisa senão na indicação do Aramaçan pelo COI para algo tão fundamental ao desporto nacional.

“Qualquer que seja a delegação que nos visitar vai ser uma honra. Com certeza, aprenderemos muito com todos. A contagem regressiva já começou. Dizem que podem vir a Suécia, Uruguai ou Costa do Marfim, não importa. Haverá equipe que vai adequar os equipamentos esportivos, dar maior visibilidade ao clube, instalações de mais postos médicos à altura, tudo funcionando a contento”, comenta José Eduardo Barbosa, que está formalizando uma equipe experiente e competente para cuidar de todos os pormenores de adequações ao clube.

Por Edélcio Cândido - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.