NOTÍCIA ANTERIOR
Comida em Rio Quente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bertioga faz festa africana
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/11/2007 | Turismo
Aqueça os tamborins
A pouco mais de dois meses de começar oficialmente o Carnaval (dia 5 de fevereiro), as escolas de samba estão a todo vapor. Para acompanhar os ensaios e sentir o clima que antecede a Festa de Momo, uma opção é o Circuito Samba em Sampa, que até janeiro, leva turistas e paulistanos para visitar cinco escolas da cidade.

A iniciativa, que no ano passado recebeu mais de 3.000 interessados, é do Circuito São Paulo em parceria com o G5 (grupo de escolas de samba composto por Rosas de Ouro, Mocidade Alegre, X-9 Paulistana, Unidos da Vila Maria e Unidos do Peruche); e também com o Bar Brahma – localizado na esquina das Avenidas Ipiranga e São João –, onde o passeio, regado a muito chope e recheado de petiscos, começa.

“Tem muito turista, mas a maioria que participa do Circuito é paulistano que nunca teve tempo de conhecer uma escola de samba. Os visitantes acabam descobrindo que as agremiações são diferentes e que cada uma tem o seu toque especial. Por isso, vale a pena conhecer várias”, enfatiza o responsável pelo Circuito São Paulo, Aldo Almeida.

Depois de alimentados e socializados, os visitantes embarcam em um ônibus especial com destino a uma das escolas de samba do G5.

Durante o caminho, aprendem um pouco sobre a história da comunidade, que os recebem ao chegar. “É uma oportunidade para mostrar que escola de samba é composta por gente de bem e que é um ambiente descontraído, além de ser uma ótima opção de lazer para quem gosta de sambar”, diz o diretor de harmonia da Rosas de Ouro, Darci Paixão.

É inegável que quem visita uma agremiação fica fascinado com o som da bateria. Durante os ensaios, a minuciosa organização das alas também chama a atenção. O som do apito do chefe de bateria é o sinal para que todos se reúnam em um só ritmo: o do hino da escola. É hora do casal de mestre-sala e porta-bandeira passear majestosamente com a bandeira e inaugurar mais um dia de ensaio.

Camarote e monitores

Quem compra o pacote do Circuito pode assistir à evolução da escola de camarote sempre acompanhado por monitores, como Adriana Gomes, 35 anos, que é apaixonada por samba e profissional da área. “Quando digo que sou a porta-bandeira da escola Mocidade Alegre, ninguém acredita”, conta Adriana, que confessou se divertir ainda mais quando leva os turistas para a sua escola de coração. “No final, muitos acabam comprando a fantasia para desfilar.”

Às vezes, os visitantes dão sorte de dividir a área VIP com as madrinhas e rainhas de bateria, que se dispõem a tirar fotos e dar autógrafos. “É muito importante mostrar para as pessoas tudo o que envolve uma escola e todo o trabalho social que existe por trás das fantasias”, diz a modelo e madrinha de bateria da Rosas de Ouro, Ellen Roche, que não perde um ensaio. “Faço questão de marcar presença.”

Informações
Circuito Samba em Sampa Até 30 de janeiro de 2008, às quartas, sextas e domingos.
Horário: 20h
Duração: aproximadamente 4 horas
Endereço: Av. São João, 677 - Centro
Reservas: 5182-3974
Preço: R$ 50 por pessoa.

Por Marcela Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.