NOTÍCIA ANTERIOR
Windows 8 Pro passa a custar R$ 610 e versão básica é liberada por R$ 360
PRÓXIMA NOTÍCIA
Microsoft Office 2013 é um bom conjunto de pequenas novidades
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/02/2013 | Informática
Apple dominou as vendas de PCs com o iPad durante o final do ano
The New York Times O iPad é definido como um tablet, mas você também pode classificá-lo como um computador pessoal. Durante a temporada de compras de fim de ano, cerca de uma em cada seis pessoas que compraram PCs no mundo levou para casa o tablet da Apple, segundo uma pesquisa da Canalys.

O relatório, liberado na última quarta (6), diz que, quando incluídos os tablets, os envios de PCs produzidos durante o último trimestre cresceram 12% quando comparado ao período correspondente do ano anterior. A Apple liderou o mercado com 22,9 milhões de iPads e 4,1 milhões de Macs vendidos. A HP estava em uma distante segunda colocação, com 15 milhões de PCs enviados, e a Lenovo enviou cerca de 14,8 milhões de computadores.

A Amazon e a Samsung estão rapidamente ganhando força no mercado de PCs com seus tablets. A Amazon enviou 4,6 milhões de tablets, incluindo o Kindle Fire, durante o trimestre, e a Samsung enviou outros 7,6 milhões. Do total, o envio de tablets encomendados foi responsável por um terço do mercado de computadores no período.

A companhia de pesquisa IDC apresentou números semelhantes sobre os a produção de PCs durante o último trimestre, mas não incluiu tablets em sua análise.

As empresas de pesquisa geralmente não contam tablets como um PC, porque eles são bastante diferentes dos laptops e computadores de mesa tradicionais. Mas quando as vendas dessas duas categorias são colocadas lado a lado, os números dão uma perspectiva de quão rápido o tablet está dissolvendo o PC "old-school" (convencional).

O relatório da Canalys certamente faz Steve Jobs soar presciente. Quando ele anunciou o iPad 2 em 2011, disse que os tablets estavam levando as pessoas à era "pós-PC":

"Muitas pessoas do mercado de tablets estão olhando para isso como o próximo PC. O hardware e o software são feitos por diferentes companhias. E eles estão falando sobre especificações assim como faziam com computadores."

"E nossa experiência e cada osso do nosso corpo diz que esse não é o ponto de vista apropriado. Na verdade, estes são dispositivos pós-PC que precisam ser ainda mais fáceis de usar que um PC. Mais intuitivos. E que o software e o hardware e aplicativos precisam se comunicar de maneira ainda mais direta que em um PC.

Parece que essa era chegou.

Tradução de YURI GONZAGA

Por Nick Wingfield, do ''New York Times'' - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.