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DATA DA PUBLICAÇÃO 18/07/2016 | Informática
App permite agendar consulta médica a partir de R$ 70 e em até 48 horas
App permite agendar consulta médica a partir de R$ 70 e em até 48 horas Plataforma promete atendimento médico em até 48 horas a partir de R$ 70 (Foto: Gabriela Castilho/G1)
Plataforma promete atendimento médico em até 48 horas a partir de R$ 70 (Foto: Gabriela Castilho/G1)
Desenvolvida por alunos da USP, ferramenta foi premiada na Campus Party.

Sistema possui 230 médicos cadastrados no interior de SP e Uberaba (MG).


Com suspeita de dengue, o analista de sistemas Sérgio Oliveira Campos, de 30 anos, procurou atendimento em uma unidade pública de saúde, mas, desistiu da consulta ao ser informado que o tempo de espera no Pronto-Socorro seria de oito horas.

Sem plano de saúde, Campos aceitou a indicação de um amigo e buscou um médico particular em um aplicativo de celular. Duas horas e meia depois, o analista saía do consultório com a confirmação do diagnóstico e o receituário nas mãos. “Muito melhor do que convênio”, avalia.

Exemplos como esse estão se multiplicando em São Paulo e Minas Gerais, após o lançamento do Hippo Drs., software desenvolvido por alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, com a promessa de democratizar e desburocratizar os atendimentos de saúde.

Idealizador do projeto, o universitário Raulo Ferraz, de 25 anos, diz que o objetivo é permitir ao paciente agendar uma consulta em até 48 horas e por um valor menor do que o cobrado por uma sessão particular. Dependendo da especialidade, o atendimento sai por R$ 70.

Atualmente, 3 mil usuários e cerca de 230 médicos de 45 especialidades estão cadastrados no aplicativo, disponível inicialmente aos moradores de Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberaba (MG).

Como tudo começou
Ferraz conta que a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu após sofrer um acidente de moto e procurar atendimento de ortopedia, através do plano de saúde que possuía. Ao ligar nos consultórios, recebia a mesma resposta: só havia vagas para o mês seguinte.

Ao mesmo tempo, o universitário se lembrou que alguns médicos que são seus amigos sempre reclamavam dos valores de consultas e procedimentos repassados pelos convênios, o que os levava a atender muitos pacientes e estarem com as agendas sempre lotadas.

“Então eu fiquei pensando em como solucionar esse problema, ou seja, aproximar os médicos dos pacientes, de forma que o profissional fique satisfeito com a remuneração recebida e quem precise do serviço não pague muito por ele", conta.

Com apoio de professores, Ferraz começou a elaborar o protótipo do software, que acabou se tornando seu trabalho de conclusão de curso. Os resultados não demoraram a aparecer e, em janeiro, o Hippo Drs. foi premiado na maratona de negócios da Campus Party Brasil.

Como funciona
Toda comunicação entre médicos e pacientes é realizada através do aplicativo, que pode ser acessado por computador convencional, tablet ou celular. Após o agendamento da consulta, o usuário recebe ainda um alerta com o horário e a localização do consultório.

"O aplicativo leva muito mais demanda a esse médico, do que a procura espontânea por consultas particulares. Hoje, o Hippo Drs. leva cerca de 1 mil pacientes por mês aos profissionais. Por isso, eles próprios estão reconhecendo os resultados”, diz o universitário.

Integrando o guia de médicos desde outubro do ano passado, o otorrinolaringologista e cirurgião Guido Bighetti destaca ainda que a ferramenta oferece ao profissional uma avaliação da consulta feita pelo paciente, o que permite corrigir falhas no atendimento.

"Funciona como se fosse um ambulatório continuo. Ainda é algo inicial, mas a tendência é que cresça muito. Nesses primeiros meses, eu estimo ter atendido entre cinco e dez novos pacientes por semana, através do aplicativo", afirma.

Ferraz afirma que também fechou parcerias com laboratórios de análises clínicas para reduzir os custos dos exames em até 70%. Recentemente, também negociou com redes de farmácias para baratear o preço dos medicamentos, que são entregues sem custo adicional.

“A gente percebeu que não bastava o paciente ir a uma boa consulta. O médico pede um exame, mas nem sempre ele consegue fazer, porque isso é caro. Além disso, tem o tratamento. Então, tem que ser um atendimento global”, afirma.

O próximo passo do projeto é expandir o Hippo Drs. para outras cidades no interior de São Paulo e continuar aperfeiçoando o aplicativo, que já deixou de ser um trabalho de faculdade e se tornou um negócio próprio.

"Eu sempre gostei de administração, já tive muitas ideias, organizei festas. Mas esse é o primeiro passo da carreira profissional", conclui.

Por Gabriela Castilho e Adriano Oliveira - G1 Ribeirão e Franca
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