NOTÍCIA ANTERIOR
42% dos internautas preferem ficar sem água e luz do que sem celular
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lojas ''falsas'' da Apple fazem sucesso antes de novo iPhone chegar à China
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/09/2015 | Tecnologia
App de finanças pessoais lança consulta de pendências de CPF
'GuiaBolso' fechou parceria com a Boa Vista para incluir novo recurso.

Usuários podem conferir se há, por exemplo, débitos em aberto.


Além de organizar a finança pessoal de seus usuários, o app brasileiro “GuiaBolso” passa a oferecer consultas gratuitas sobre pendências financeiras abertas em relação a um CPF.
Chamado de Radar CPF, o novo recurso é fruto de uma parceria entre o app e a Boa Vista SCPC e funciona tanto na versão Android quanto na iOS.

A consulta da situação de um CPF pode ser feita pela internet desde 2013 no próprio site da Boa Vista, mas, com a nova função, passa a ser feita automaticamente pelo app. Para isso, o usuário tem de informar nome completo, data de nascimento, número de CPF e nome da mãe. A partir daí, o app faz uma consulta nos cadastros da Boa Vista SCPC.

Segundo as empresas, com a nova ferramenta, os usuários têm à mão mais uma informação para gerenciar sua vida financeira. São exibidas as ações cíveis, débitos, protestos, cheques sem fundo e participações em falências relacionados a um determinado CPF.

Ter acesso a esse retrato, na avaliação das duas companhias, é importante, já que o coquetel formado por crise econômica, desemprego crescente, juros e inflação altos pode comprometer o orçamento doméstico. Isso aumenta a possibilidade de calotes.

Tanto é que, segundo o indicador da Boa Vista SCPC, a inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 1,1% no acumulado do ano até agosto, em comparação ao mesmo período de 2014.

Lançado em 2014, o “GuiaBolso” se conecta à conta corrente do usuário para classificar os gastos (saúde, educação, compras etc), investimentos, outros débitos e saldo.

A inclusão do Radar CPF é a segunda grande modificação feita no “GuiaBolso” neste ano. Recentemente, o aplicativo incorporou uma função chamada de Índice de Saúde Financeira, que funciona como termômetro de como as pessoas lidam com suas finanças.

Para conferir uma pontuação ao usuário, esse índice considera três critérios: entradas e saídas de dinheiro, dívidas e os investimentos dos usuários. Segundo a empresa, após um mês, as pessoas que utilizaram a plataforma tiveram melhora de 15% em seu índice de saúde financeira.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.