NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André participa de Semana da Ciência e Tecnologia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prédio do Paço de Santo André André treme de novo
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2012 | Setecidades
Após tremores, Paço de Santo André passará por vistorias semanais
Técnicos recomendaram análises por um período de seis semanas, depois de tremores na quinta-feira

Após sofrer dois tremores nesta quinta-feira (18/10), o prédio da Prefeitura de Santo André passará por vistorias semanais num período de seis semanas. Os funcionários tiveram de evacuar o local por volta das 17h30 e ninguém saiu ferido. A Defesa Civil foi chamada, mas, depois da averiguação, o prédio foi liberado. Os tremores foram percebidos nos andares 15º, 14º e 13º, durante a manhã e no fim da tarde.

De acordo com ata de uma reunião realizada nesta sexta-feira (19/10) envolvendo engenheiros, técnicos e outros servidores da Prefeitura, técnicos da Defesa Civil, o engenheiro Adolfo Veirano Jr., responsável técnico pelo projeto original da estrutura, elaborado entre 1963 e 1966, e pelo engenheiro Marcelo Siqueira Veirano, da Veirano & Alves Consultoria e Engenharia de Projetos, além de um representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, nenhuma anormalidade foi constatada após duas vistorias.

“Não foram detectadas quaisquer evidências de deformações excessivas, nem fissuras ou trincas ou outras patologias na estrutura ou em quaisquer das alvenarias, que evidenciem problemas de instabilidade na estrutura e que esclareçam a causa das vibrações percebidas”, diz o texto.

A partir dos relatos das pessoas que estavam presentes no edifício no momento em que as vibrações foram sentidas, os representantes da Empresa Veirano & Alves aventaram a hipótese de que um abalo sísmico de pequena magnitude, decorrente de algum fator geotécnico-geológico local ou ainda reflexo de um abalo mais distante possa ter sido a causa das vibrações percebidas pelos ocupantes do edifício.

Sobrecarga - A Prefeitura ainda nega que o fato ocorrido tenha relação com o problema de sobrecarga dos processos na laje do 15º andar. Recentemente foi contratado laudo da mesma empresa Veirano & Alves, no qual estes atestam que não há qualquer risco de ruína da estrutura, uma vez que os excessos de carga ainda não atingem toda a extensão das lajes. A remoção dos processos está sendo providenciada.

Também foi analisado relatório da Exame Tecnologia Ltda., contratado pela Prefeitura em 2006 para uma completa verificação estrutural do projeto original do edifício, que concluiu “que os pavimentos em lajes nervuradas do edifício do Executivo em Santo André, tem segurança estrutural”.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.