NOTÍCIA ANTERIOR
Sem Mário Reali, petistas tomam posse em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vice de Mauá vai concorrer à cadeira na Câmara dos Deputados
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/12/2013 | Cidade
Após renúncia de Costa Neto, vice-prefeito de Mauá assume como deputado federal
Hélcio Silva deixará cargo na Prefeitura e aumenta para quatro integrantes a bancada do ABCD na Câmara

O vice-prefeito e secretário de Habitação de Mauá, Hélcio Silva (PT), assumirá a cadeira de deputado federal, após renúncia do parlamentar Valdemar da Costa Neto (PR-SP), nesta quinta-feira (05/12). O petista apenas aguarda a convocação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que ocorrerá entre esta sexta-feira e o início da próxima semana, para ir a Brasília.

Hélcio já tinha expectativa ao longo da semana para ocupar o lugar de Costa Neto no Congresso Nacional. O republicano renunciou após o STF (Supremo Tribunal Federal) expedir o mandado de prisão a ele e aos ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE) e Bispo Rodrigues (ex-PL, atual PR-RJ), além do ex-diretor do Banco Rural Vinícius Samarane. Costa Neto foi condenado a sete anos e dez meses pelo caso do Mensalão.

Com a ida de Hélcio a Brasília, o ABCD passará a ter quatro deputados federais. A bancada regional conta com Vanderlei Siraque (PT-Santo André), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo) e William Dib (PSDB-São Bernardo). Neste ano, José de Filippi Júnior (PT-Diadema) se licenciou da cadeira na Câmara para comandar a secretaria de Saúde do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

Na eleição de 2010, Hélcio recebeu 64.938 votos e se tornou quinto suplente. Gradualmente, o caminho para a Câmara dos Deputados passou a ser pavimentado com a nomeação de Aldo Rebelo (PCdoB) para o Ministério do Esporte em 2011 e, em seguida, nas eleições municipais de 2012, com a vitória de Carlinhos Almeida (PT) para o Paço de São José dos Campos. Além de Filippi, Haddad também chamou o então deputado federal Jilmar Tatto (PT-São Paulo) para assumir a Secretaria dos Transportes.

Hélcio chegou a ser convocado para ocupar o lugar de José Genoino (PT), que na ocasião se afastou temporariamente do cargo de deputado federal por licença médica – somente depois veio a renunciar. O petista, porém, preferiu permanecer no Paço mauaense, abrindo caminho para Renato Simões (PT) assumir o posto de Genoino.

Reeleição – Na iminência de se tornar deputado federal, Hélcio já tem garantida a candidatura à reeleição pelo PT de Mauá em 2014. O petista tinha concorrência interna do secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana (PT). Mas a decisão de fechar a chapa em torno de Hélcio foi tomada em reunião desta quarta-feira (04/13), com o aval do prefeito Donisete Braga (PT).

Com o cargo de vice-prefeito desocupado, o presidente da Câmara, Paulo Suares (PT), assumirá a Prefeitura em casos de licença de Donisete. Ainda não há nomes para ocupar a Secretaria de Habitação.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.