NOTÍCIA ANTERIOR
Corinthians busca encerrar jejum na arena contra o Inter
PRÓXIMA NOTÍCIA
Timão tem início arrasador, supera o Inter e encerra ''maldição'' da Arena
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/07/2014 | Esportes
Após ‘'perder'’ Copa, São Bernardo vai respirar as Olimpíadas de 2016
Centros de Atletismo e Handebol serão usados por atletas nacionais e estrangeiros em treinamento para o multievento do Rio de Janeiro

Encerrada a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos de 2016 voltam à pauta com tudo e as cidades brasileiras correm, ao lado do Rio de Janeiro (sede), para ter condições de fazer parte do maior evento esportivo do planeta, em se tratando de número de atletas e países presentes. O ABCD está na parada com oito locais de treinamento catalogados no site oficial das Olimpíadas. A reportagem apurou que dois deles certamente serão usados por delegações nacionais e estrangeiras no período pré-Jogos: os Centros de Atletismo e Handebol, ambos em São Bernardo e um do lado do outro – o de handebol ainda não foi entregue.

“Tenho grande convicção de que receberemos delegações nesses dois equipamentos. Já tivemos visitas de alguns países querendo alugar o Centro de Atletismo, mas não temos ainda o preço público (do aluguel) e não fechamos nada. Os países foram atrás até da rede hoteleira”, revelou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Devesa.

Quem está perto de alinhar um acordo com a cidade é a Alemanha, segundo o gestor da pista, Otaviano Caetano. “Eles acham que não tem um lugar melhor. A Alemanha quer fazer cinco campings lá (um neste ano), inclusive um a 20 dias do início dos Jogos”, contou Caetano.

Ao estilo da equipe de futebol, que encantou os baianos, os germânicos não pensam apenas nos treinamentos. “Eles perguntaram do bairro e por que a pista está ali. Querem ganhar o povo e conhecer os costumes”. O principal entrave para o negócio ser concluído é a liberação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), afinal o local está disponibilizado para a entidade que cuida do esporte olímpico nacional.

O presidente do Comitê Olímpico Francês também visitou as instalações da pista de atletismo de São Bernardo, e deverá ser feito um acordo em breve com a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) para que os brasileiros ranqueados entre os 30 do mundo treinem quando quiserem por lá. O campeão mundial Mauro Vinícius da Silva, o Duda, e a corredora Ana Cláudia Lemos já frequentam o local.

Em relação ao Centro de Handebol, está confirmado que as duas seleções nacionais, inclusive a feminina que é a atual campeã do mundo, irão utilizar as instalações de quartel-general, ou seja, é lá que farão os acertos para ir atrás de medalhas no Rio. O equipamento, que será entregue em breve, se transformará também em sede da Confederação Brasileira de Handebol.

Os outros locais inscritos por São Bernardo são o ginásio Poliesportivo, os estádios do Baetão e o Primeiro de Maio, estes com menos chances por haver outras estruturas do tipo no País. O problema está no Centro de Treinamento Permanente de Canoagem. O projeto não saiu do papel porque a Cetesb precisa liberar a área, que é de preservação ambiental. Assim que o problema for resolvido, é necessário correr de novo atrás da verba para a obra (cerca de R$ 4 milhões) com o governo federal. Talvez não haja tempo.

“As opções, no caso das Olimpíadas, são poucas. É diferente da Copa, quando havia muitos estádios em condições. Aqui são poucas estruturas com competência para receber delegações. Nos Jogos são poucos equipamentos e mais delegações (mais de 200)”, comparou Devesa.

Santo André aposta tudo no Complexo Dell´Antonia
Santo André tem dois locais de treinamento inscritos para receber delegações em aclimatação às Olimpíadas de 2016: o Clube Atlético Aramaçan, que é particular, e o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia. O diretor da Secretaria de Esportes e Lazer da cidade, Fábio Rubson, revelou que foi encaminhado ao Ministério do Esporte um projeto para modernizar o Dell´Antonia. São necessários R$ 13 milhões para fazer o planejado.

“O COB nos orientou para que o Dell´Antonia ficasse melhor e atendesse exigências internacionais, aí fizemos um projeto que está cadastrado no sistema do Ministério do Esporte. Estão previstas adequações na parte da acessibilidade, modernização da piscina olímpica, estruturação do ginásio de tênis e, principalmente, um prédio de cinco andares para servir de alojamento, com centro fisioterápico e parte médica”, descreveu Rubson.

Um dos pontos favoráveis ao Dell´Antonia é que atende uma porção de esportes (natação, basquete, tênis de mesa, tênis e vôlei). “Os países procuram por lugares que têm o maior número de modalidades no mesmo espaço”, disse o dirigente, acrescentando que a delegação japonesa de natação visitou o complexo recentemente. “Eles gostaram, mas ficaram de dar um retorno. Temos a melhor piscina da Região”, opinou.

Se o Ministério do Esporte soltar a verba, as obras ficarão prontas em um ano. “Mas não pensamos apenas nas Olimpíadas, pensamos em deixar um legado para a cidade também. Cerca de 2.500 pessoas passam por aqui todos os dias”, apontou Rubson.

Por Antonio Kurazumi - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.