NOTÍCIA ANTERIOR
Internautas marcam protesto em SP contra proibição do Counter Strike
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com oferta pelo Yahoo!, Microsoft manda recado para o Google
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/02/2008 | Informática
Após perder amigos, francês acusado de fraude vira fenômeno na web
Após ver seus amigos virtuais literalmente "sumirem" desde que seu nome foi divulgado pela imprensa, o operador de Bolsa Jérôme Kerviel, 31, preso no sábado (26) sob acusação de arquitetar um esquema de fraude de cerca de US$ 7,16 bilhões do banco francês Société Générale, tornou-se celebridade na internet. Seus admiradores o cultuam em sites e blogs e chegaram a criar uma linha de camisetas em sua homenagem.

No site de relacionamentos Facebook, o perfil de Jérôme Kerviel, que mostrava 11 amigos no início da tarde de quinta-feira (24, quando seu nome começou a ser citado, registrava apenas um no início da tarde do dia seguinte.

Uma nova busca pelo nome de Kerviel na rede social e é possível encontrar cerca de 30 grupos sobre Jérôme Kerviel, em francês e inglês, como "Fã de J.K." ou "Kerviel deveria ganhar um Nobel de Economia", além de dez perfis diferentes com o nome do francês.

Kerviel também já inspirou piadas e falsas publicidades do Société Générale na internet. O número de apelidos dados a Kerviel em blogs e fóruns de discussão é enorme: "El pistolero", "Robin Hood", "O homem que vale 5 bilhões de euros" e "Bin Laden da bolsa", entre outros.

Várias páginas sobre o operador surgiram no Wikipédia, em inglês, francês, espanhol, dinamarquês e até mesmo chinês.

No YouTube há também vídeos humorísticos sobre o operador, como o "Leave Jérôme Kerviel Alone" ("Deixem Jérôme Kerviel em paz", em tradução livre).

Também é possível comprar on-line, por cerca de US$ 16, no site misskerviel.com, camisetas com frases sobre o operador, como "Quando eu crescer quero ser como Jérôme Kerviel", ou "A namorada de Kerviel", e outros modelos que o chamam de "gênio" ou "herói".

Alguns sites sobre o corretor do Société Générale também foram criados, como o jeromekerviel.com, que comercializa produtos ligados ao judô e à vela, dois esportes praticados por Kerviel, e também solicita o envio de relatos de operadores que sofrem pressões no trabalho.

Kerviel foi indiciado na segunda-feira (28) por abuso de confiança e utilização de documentos falsos, mas ganhou liberdade provisória. O Ministério Público francês anunciou que vai recorrer da decisão.

Com BBC Brasil

Por Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.