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DATA DA PUBLICAÇÃO 06/11/2008 | Informática
Após críticas, Google abandona parceria com o Yahoo!
O Google decidiu abandonar o acordo com o Yahoo! para publicidade on-line, para fugir de uma disputa judicial com autoridades de regulamentação de comércio. Em post em seu blog corporativo, a empresa afirma que tomou a decisão porque a parceria poderia gerar "não apenas uma batalha prolongada, mas também estragos nas relações com parceiros importantes".

Pelo acordo, o Yahoo! iria exibir anúncios comercializados pelo Google em seu sistema de buscas e outros sites. As receitas obtidas seriam dividias entre as empresas.

O Yahoo! esperava obter US$ 800 milhões por ano de faturamento com o negócio, o valor estimado para os primeiros 12 meses era de US$ 250 milhões a US$ 450 milhões.

O objetivo da aliança era reforçar os resultados financeiros do Yahoo!, em meio à batalha com a Microsoft, que fez uma oferta hostil de US$ 45 bilhões para compra da empresa. O Yahoo! recusou a proposta, afirmando ter condições de ficar independente e ser lucrativa.

No início de outubro, o Google anunciou o adiamento do plano de associação com o Yahoo!, anunciado em junho, enquanto durassem as discussões com o Departamento da Justiça dos EUA, encarregado de se pronunciar sobre a conformidade da associação às leis de concorrência. A Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos protestou contra o negócio.

Ontem, a agência Reuters informou que as empresas planejavam reduzir dramaticamente a amplitude do acordo, em uma tentativa de fazer com que o negócio fosse aprovado por entidades reguladoras de comércio.

Pelos novos termos, o período da parceria seria reduzido de dez para dois anos. Além disso, seria alterada, para 25%, a porcentagem do faturamento com as buscas que o Yahoo! poderia obter do Google.

O Google diz estar "desapontado" com o rompimento, mas diz que "não vai permitir que uma longa batalha legal nos distraia de nossa principal missão".

Por Folha Online
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