NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá começa a distribuir uniformes no dia 24
PRÓXIMA NOTÍCIA
Qualifica Mauá está com 330 vagas abertas para cursos gratuitos
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/02/2014 | Cidade
Após 5 anos, Mauá entrega uniforme escolar
 Após 5 anos, Mauá entrega uniforme escolar Foto: Andrea Iseki/DGABC
Foto: Andrea Iseki/DGABC
Depois de cinco anos, os 18 mil estudantes da rede municipal de Mauá voltarão a receber uniforme. As peças, que tiveram investimento de R$ 3,5 milhões, começarão a ser distribuídas nas 39 escolas da cidade a partir do dia 24 e contemplarão alunos desde a creche até a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Em evento realizado no Teatro Municipal da cidade, o prefeito Donisete Braga (PT) apresentou as vestimentas em desfile ao lado dos alunos. “Além de não ser mais do que nossa obrigação, é questão de dignidade para nossas crianças”, destaca. Serão distribuídas duas camisetas de manga curta, camiseta de manga longa, blusão, calça, bermuda ou short-saia, dois pares de meia e par de tênis.

A cerimônia também marcou a entrega dos kits de material escolar, divididos por série. Além de itens de higiene, os estudantes recebem desde mochila com agenda, nécessaire, toalha de mão, cola e tinta, no caso dos menores, até cadernos, canetinha, lápis de cor e estojo, para os mais velhos. Cada classe da Educação Infantil recebeu ainda coletânea Palavra Cantada, com livros, CDs e DVDs de brincadeiras musicais.

“Ele está encantado com o material”, observa a cabeleireira Athany Marcheto, 23 anos, mãe do pequeno Enzo, 4. O garoto adorou a notícia de que receberá itens novinhos para os estudos. Para a mãe, a entrega do uniforme também merece comemoração. “Além de beneficiar aquelas famílias que não têm condição de comprar roupa, é mais seguro para as crianças estarem uniformizadas”, diz.

Em seu discurso, a secretária de Educação da cidade, Lairce Aguiar, fez questão de frisar que a entrega de uniformes e kits de material escolar demonstra que a gestão atual leva a sério a Educação e busca qualidade por meio de investimentos. A educadora está à frente da Pasta desde 2009, na gestão Oswaldo Dias (PT).

Na manhã de ontem, a Educação também realizou a entrega de três ônibus escolares para ampliar o transporte de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Atualmente, são atendidas 300 crianças e, a partir de agora, outras 70 serão incluídas no serviço. Segundo a secretária, o investimento possibilitará o atendimento de toda a demanda municipal.

ESTATUTO

Para 2014, a meta da Educação é revisar o Estatuto do Magistério, com início de debates sobre o tema. A ideia é oferecer condições para que os professores tenham compromisso ao educar os estudantes.
Pais cobram material em São Bernardo

Em São Bernardo, pais de estudantes da rede municipal cobram a entrega de kits de uniforme e material escolar. A Prefeitura não entregou vestimentas para os cerca de 100 mil alunos no ano passado e teve problemas com a licitação deste ano.

A revolta se deve ao fato de que as aulas tiveram início ontem, mas ainda não há previsão de entrega. Algumas escolas pediram aos pais para encaminhar itens que sobraram do ano passado, outras solicitaram a compra.

“A gente fica indignada porque as crianças já estão sem uniforme desde o ano passado e, agora, também sem material”, dispara a assistente administrativa Juliana Teixeira Bernardes, 35 anos. Em reunião no início da semana na escola em que o filho de 4 anos estuda, no bairro Terra Nova 2, ela diz ter sido informada sobre o problema. “Nossa esperança é de que os kits cheguem e, enquanto isso, eles (direção da escola) disseram que vão usar o que sobrou do ano passado.”

Já o profissional de vendas e telemarketing Carlos Eduardo de Toledo Piza, 40, teve de adquirir material para os dois filhos. O mais velho, de 10 anos, demandou caderno, borracha, duas canetas e corretivo. Já para o menor foram comprados caixa de giz de cera, massinha e um pacote com 100 folhas de sulfite. “Graças a Deus tenho condições, mas e aqueles alunos cujos pais não têm? Vão ficar sem material?”, questiona o morador do bairro Taboão.

Depois de inúmeros questionamentos, a direção da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Anísio Teixeira, na Vila Flórida, colocou comunicado enviado pela Secretaria de Educação no portão de entrada dos alunos. O informe explica que a administração aguarda que as empresas vencedoras dos certames enviem cronograma de entrega dos itens nas unidades escolares.

A assistente de departamento pessoal Fabiana de Oliveira, 33, tem receio de que o problema afete o aprendizado das crianças. Ela fez questão de comprar pelo menos agenda para a filha de 3 anos, aluna da Emeb Tereza Delta. “É importante porque é o meio de comunicação entre pais e professores”, destaca.

A Prefeitura informou que todo o processo de compra de uniforme e material escolar já foi finalizado. Entretanto, aguarda o cronograma de entrega das empresas, que deve ser feito em até 60 dias em toda rede.

Diadema promete finalizar distribuição de kits até dia 14

Em Diadema, a Prefeitura iniciou a entrega do material escolar para os estudantes na terça-feira. A previsão é de que todos os itens sejam distribuídos até o dia 14.

As maletas são compostas por caderno quadriculado, caderno de desenho, cadernos comuns, giz de cera, canetinhas, lápis de cor, lápis preto, borracha, cola, tesoura, apontadores e estojo. Em relação aos uniformes, a administração informou que o processo de licitação está sendo finalizado e que as roupas devem estar prontas em breve.

Santo André informou que pretende realizar a entrega em março. Em sua maioria, os kits são formados por caderno brochura, lápis preto, borracha, canetas azuis, vermelhas e pretas, jogo de canetinha hidrocor, caderno desenho, lápis de cor, apontador, giz de cera, tesoura escolar, cola, maleta, pasta com aba e elástico, estojo, régua e massa de modelar.

Já o processo de licitação na cidade para a aquisição dos uniformes está em fase final. A empresa vencedora tem até o dia 13 para apresentar laudos e amostras para que seja homologado o certame após conferência. Não foi definido prazo para que as crianças recebam os itens.

A Prefeitura de São Caetano já realizou a distribuição. Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam aos questionamentos.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.