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DATA DA PUBLICAÇÃO 20/07/2015 | Setecidades
Aplicativo facilita vida de estudantes caroneiros
Aplicativo facilita vida de estudantes caroneiros Foto de Divulgação
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O trajeto de ida e volta entre a casa da jovem Julia Gonçalves, 19 anos, na Vila Mariana, na Capital, até o campus de Santo André da UFABC (Universidade Federal do ABC) todos os dias se tornou mais confortável e divertido desde o início do ano letivo. A estudante do 2º ano do BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) está entre os 5% dos alunos da instituição de ensino (cerca de 600) que aderiram à velha carona, mas modernizada, já que, desde maio, conta com auxílio de plataforma de compartilhamento de motoristas on-line gratuita: o Tripda.

“Vi o pessoal divulgando no Facebook o aplicativo e resolvi baixar. Um dia, estava chovendo e busquei uma carona até perto de casa. Para minha surpresa, tinha uma oferta até o Metrô Vergueiro. Desde então, estou usando”, explica Julia. Antes da modernidade, a jovem enfrentava percurso de metrô e trem até a UFABC, algo em torno de 40 minutos. “A gente já chega cansada na aula, sem falar na demora do trem. O tempo de viagem é praticamente o mesmo, mas o conforto é infinitamente maior”, diz.

Por ser novidade, a ferramenta trouxe certa apreensão, revela a estudante. “Antes de reservar a carona, entrei no Facebook do motorista para checar se ele realmente era aluno e até levei uma amiga comigo. O que também contou positivamente foi que o aplicativo mostra foto, nome e sobrenome de quem está oferecendo a carona, solicita o número de celular e envia um e-mail para informar que a solicitação de carona foi aceita”, destaca.

A segurança dos usuários é uma das preocupações da plataforma, garante o presidente de operações da Tripda no Brasil, Daniel Bedoya. Segundo ele, a avaliação dos motoristas e passageiros após o uso do aplicativo e das caronas é o principal instrumento para ampliar a confiança entre os participantes. “Desenvolvemos um sistema global, no qual as pessoas podem visualizar o histórico dos usuários em outras plataformas virtuais e, com isso, têm mais informações”, diz.

A ideia de criar página específica dedicada ao tema, tradicional entre universitários levou em conta necessidade existente no Brasil sobre o serviço e o sucesso de aplicativos semelhantes na Europa, explica Bedoya. “Estamos surpresos com a receptividade e com o crescimento. Desde o lançamento, em maio, 140 mil pessoas utilizaram a plataforma. E o mais interessante é que o conceito já começa a ser difundido também entre os mais velhos. Um dia desses cheguei a dar carona para uma senhora de 60 anos”, comemora.

CONEXÃO

“A beleza da carona é fazer do trajeto o ponto alto da viagem”. Essa é uma das filosofias difundidas pela Tripda, em seu portal (www.tripda.com.br), e também em outros 13 países da América e da Asia. “A ação de pegar e oferecer carona promove a conexão real das pessoas. É possível criar amizades e até mesmo relacionamentos. Sem falar nos reflexos positivos para o meio urbano, como diminuição do trânsito e redução da emissão de poluentes com menos carros nas ruas”, lembra Bedoya.

O preço da carona é estabelecido pelo motorista que a oferta. “O nosso sistema calcula o custo da viagem, levando em conta a distância, a existência de pedágios, e sugere a divisão desse valor entre os usuários. Mas o motorista tem liberdade para aumentar o preço”, ressalta. No portal, é possível observar ofertas de carona por apenas R$ 1 entre Santo André e São Bernardo, ou até sugestão de viagens mais longas, como de Santo André até Boituva, no interior do Estado, por R$ 24. Julia revela que paga R$ 2,50 por percurso. “É mais barato que a passagem do Metrô”, diz.

Para a jovem, além da segurança e do conforto durante a viagem, a oportunidade de fazer amigos é outra vantagem. “Teve um episódio bem engraçado. Descobri que uma menina que também pegou carona com a gente é minha vizinha e que temos vários amigos em comum da época do colégio”, ressalta.

Para este ano, a meta da empresa é consolidar sua atuação na Região Metropolitana e interior do Estado e, posteriormente, expandir a divulgação do serviço para outras áreas. “Por enquanto, nossa estratégia está focada na UFABC, mas isso não impede que outros estudantes e até mesmo quem não é estudante de se cadastrar. Já observamos, inclusive, o uso por alunos de outras faculdades do Grande ABC”, comenta presidente de operações da Tripda no Brasil.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
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