NOTÍCIA ANTERIOR
Site de Cristiano Araújo fica fora do ar após a morte do cantor
PRÓXIMA NOTÍCIA
Antivírus Malwarebytes concede ''anistia'' a piratas com licença grátis
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2015 | Informática
Aplicativo desenvolvido em PE acha técnico de informática mais próximo
FindUp tem ideia semelhante a ferramentas usadas para pedir táxi.

Clientes no Recife já aderiram à ideia; empresa quer expandir negócio.


Quando precisava consertar os computadores da família, a professora universitária Valdenides Dias saía de sua casa em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e ia até uma loja na Zona Oeste da cidade, enfrentando uma distância que poderia levar mais de uma hora por conta do trânsito. Após se tornar uma das primeiras usuárias do aplicativo FindUp, o cenário mudou: o aparelho quebrado foi consertado em casa, por técnico localizado geograficamente e num valor pré-determinado. Essa é a ideia do recém-lançado aplicativo desenvolvido em Pernambuco.

O funcionamento do FindUp é semelhante ao de aplicativos como EasyTaxi e 99Taxi, só que focado em técnicos de informática. Há um banco de dados de profissionais que passam por um processo de avaliação e que são rastreados através de um serviço de geolocalização. O cliente com problemas em computadores em casa ou na empresa solicita o serviço, acertando com o profissional mais próximo a hora mais adequada. Além disso, a mensagem repassada ao técnico já identifica os sintomas do defeito. Por três horas, o serviço custa R$ 100 aos clientes, independentemente do número de máquinas ou do problema identificado.

A ideia de criar o FindUp surgiu da própria necessidade da empresa Q2 Tecnlogia, que atua no conserto de grandes computadores em todo o Brasil. Com uma rede de técnicos espalhados pelo país, os sócios Fábio Freire, Tiago Lira e Gustavo Ferreira sentiram a necessidade de monitorar mais os profissionais, para aumentar a satisfação dos clientes. Foi quando perceberam que a facilidade de localizar técnicos de informática também interessaria a população em geral. “Todo mundo reclama que, para encontrar um técnico, precisava da indicação do amigo do amigo, ou levar para uma assistência, sem saber como estão mexendo na sua máquina. Foi daí que resolvemos ampliar o conceito do FindUp, para que todos pudessem usar”, contou Fábio Freire.

Todos técnicos passam por uma seleção, que incluiu ficha de antecedentes criminais e documentos que provem a qualificação. Tudo tem que ser provado com o envio das cópias para a empresa. Só após essa análise que o profissional fica disponível para receber chamados. Atualmente, já há 700 técnicos inscritos na ferramenta, que está restrita ainda a Pernambuco. O FindUp também conta com opção de avaliação do atendimento, que vai de 0 a 5. Caso o técnico receba três notas abaixo de três, eles será eliminado do aplicativo.

Um dos primeiros selecionados a prestar o atendimento foi João Victor Pontes, técnico em informática e estudante de ciência da computação. Para ele, o aplicativo melhorou a sua atuação profissional, que muitas vezes ficava restrita ao ciclo familiar e de amigos. “Facilita nosso trabalho em todos os sentidos, porque também o cliente já coloca na mensagem qual o problema, então já vamos com as ferramentas que iremos precisar e com ideia do que temos que fazer”, disse. Apesar de os valores estipulados pelo FindUp serem, a depender do problema, menor do que o cobrado normalmente, o técnico vê vantagens pela rede maior de atendimento que pode construir.

O serviço já atingiu, por exemplo, regiões do litoral de Pernambuco, como a Praia de Maracaípe, em Ipojuca. Dono da pousada Maracabana, o empresário Alberto Rouiller Filho fez uso do serviço e conseguiu contratar um profissional para consertar computadores e notebooks do estabelecimento. "Acho que é um tipo de aplicativo que pode pegar em todo canto. Eu mesmo sou empresário e sempre preciso de alguém de manutenção. Isso pulveriza as possibilidades de outros técnicos, de outras regiões, de outros grupos”, contou.

Atingindo um alcance cada vez maior, a tendência é que o aplicativo supere as desconfianças de algumas pessoas em receber estranhos dentro de casa. A professora Valdenides, por exemplo, que gastava até uma semana para conseguir a máquina de volta, agora resolve o problema em menos de uma hora. “Fiquei receosa por colocar uma pessoa dentro de casa, mas confiei nas empresas envolvidas. Acabei supersatisfeita e ganhando em dinheiro e comodidade”, falou. Para os criadores do aplicativo, a meta é, em um ano, estar prestando o serviço em todo o Brasil e até no exterior. O Findup está disponível no Google Play e no Apple Store.

Por G1 - PE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.